Imigração

Megaoperação do ICE deporta 528 pessoas em Houston

Governo intensifica ações migratórias mas impacto das medidas gera debate.

Operação conjunta reuniu diversos órgãos de segurança dos EUA e durou uma semana. Foto: ICE Houston

Entre os dias 4 e 10 de maio, o ICE (U.S. Immigration and Customs Enforcement) realizou uma megaoperação que resultou na deportação de 528 pessoas e na prisão de outras 422 na região de Houston. Segundo o ICE, 296 dos detidos tinham antecedentes criminais, incluindo casos de homicídio, exploração sexual de menores e agressão agravada. A ação envolveu agências como FBI, DEA, U.S. Marshals e o Texas Department of Public Safety.

O ICE defende que a operação reforça a segurança pública e reduz custos com detenções prolongadas: pessoas com ordens finais de remoção foram levadas a pontos estratégicos na fronteira sul, onde foram processadas e removidas em até 72 horas após a prisão.

Grupos de defesa dos direitos dos imigrantes, porém, temem que o foco excessivo em deportações amplas possa afetar pessoas que não representam ameaça real à segurança pública. Vanessa Cárdenas, diretora da organização America’s Voice, disse que a retórica do governo só contribui para estigmatizar comunidades inteiras. “A maioria dos imigrantes está aqui legalmente ou busca uma vida melhor, contribuindo para a sociedade”, afirmou.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo