Brasil

Menino de 9 anos entra em avião sem ser percebido e viaja entre Manaus e SP

Criança teria pesquisado o assunto na internet e viajou sem nenhum documento

Aeroporto_de_Manaus (Foto Wikipedia)

A Polícia Civil do Amazonas está checando as imagens de segurança do Aeroporto Internacional de Manaus para entender como um menino de 9 anos conseguiu embarcar em um voo da Latam sem ser notado.

Emanuel Marques de Oliveira foi dado como desaparecido na manhã de sábado (26). A mãe foi até o quarto do filho e notou que ele não estava. Ela acionou a polícia e somente na noite de sábado foi informada que o filho estava em São Paulo.

Ele embarcou sozinho em um voo da Latam, que saiu do Aeroporto da capital amazonense. O menino passou pela segurança do aeroporto sem passagem aérea, nem documentos e nem malas.

Segundo a Delegacia Especializada em Proteção à Criança e Adolescente (DEPCA), o menino agiu sem a ajuda de adultos, e, antes de partir, realizou pesquisas na internet de como entrar em um avião despercebido. A Delegacia Especializada, no entanto, não deu detalhes sobre a pesquisa feita pelo menino.

Segundo a mãe da criança, Emanuel contou detalhes da viagem sozinho de avião sem documentação e sem bilhete de embarque.

“Ele me disse que pegou alguns ônibus aleatórios aqui de casa até chegar ao aeroporto. Depois, olhou no painel o horário dos voos e entrou em um deles. O meu filho passou por três vistorias sem que alguém notasse que ele estava sozinho, sem documentação nem bilhete de embarque”, disse a mãe.

Daniele disse que jamais imaginaria que o filho pudesse ter viajado sozinho de avião quando percebeu que ele não estava em casa.

“O que eu fico pensando é como uma criança consegue passar por um sistema de aeroporto que é tão burocrático para a gente [adultos] passar. Por isso eu quero uma resposta da companhia aérea e do aeroporto sobre como o meu filho conseguiu embarcar sozinho”, concluiu Daniele. (Com informações do G1)

Em nota, a Latam disse que acionou a Polícia Federal e o Conselho Tutelar após identificar que o menor estava sozinho no voo. Ele foi encaminhado para um abrigo para aguardar os trâmites necessários até a recondução dele para Manaus.

A companhia aérea não deu mais detalhes, e informou que ainda está apurando o ocorrido. (Com informações do G1)

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo