Mundo

México anuncia prisão do traficante El Chapo

Considerado o criminoso mais poderoso do mundo, El Chapo escapou em julho e estava entre os mais procurados pelos EUA

DA REDAÇÃO, COM UOL – O presidente do México, Enrique Peña Nieto, anunciou na tarde de sexta-feira (8) a prisão do traficante Joaquín “El Chapo” Guzmán Loera, um dos mais poderosos do país. A informação foi divulgada no Twitter do presidente. Não há mais detalhes sobre a prisão dele.

“Quero agradecer ao Gabinete de Segurança do governo por essa importante conquista”, disse Peña Neto nas redes sociais.

Sob anonimato, um oficial afirmou que El Chapo foi preso após uma troca de tiros com fuzileiros navais mexicanos na cidade de Los Mochis, no Estado de Sinaloa. Em nota, a Marinha mexicana confirmou que foi realizada uma invasão na cidade antes do amanhecer. Cinco suspeitos morreram e outros seis foram presos. Um fuzileiro ficou ferido, mas sem gravidade.

Na casa invadida, os fuzileiros encontraram dois veículos armados, oito armas de grosso calibre, uma arma de mão e um lançador de granada. O local teria sido encontrado por meio de uma denúncia anônima de um cidadão preocupado com a quantidade de homens armados perto de sua casa.

O líder do Cartel de Sinaloa escapou de uma prisão de segurança máxima em uma fuga espetacular em 11 de julho de 2015, e estava foragido desde então. Ele chegou a ser ferido em uma tentativa de prisão fracassada em outubro. Esta foi a segunda fuga de “El Chapo” de uma prisão de segurança máxima. A primeira ocorreu em 2001, quando saiu escondido em um carrinho de lavanderia.

Além de ser o narcotraficante mais procurado pelos Estados Unidos, ele é considerado pela revista “Forbes” o criminoso mais poderoso do mundo, fazendo parte da lista de homens mais ricos. Sua fuga foi uma humilhação para o governo de Peña Nieto, que havia anunciado a sua captura e de outros líderes de cartéis em 2014 como conquistas cruciais em sua luta para restaurar a ordem e a soberania de um país que convive há décadas com os horrores da violência do crime organizado e dos cartéis de tráfico de drogas.

Após a fuga de El Chapo em 2015, o governo mexicano confirmou que o governo americano havia pedido informalmente a extradição do traficante dias antes de ele escapar. O Departamento de Estado dos EUA oferecia uma recompensa de $5 milhões por informações que garantisse sua captura. Ele era considerado o Inimigo público número 1 para os EUA após a morte de Osama bin Laden.

Fuga
Gúzman escapou em julho por um túnel cavado no chuveiro de sua cela. Uma abertura de cerca de 10 metros de profundidade com uma escada era o início de um túnel de cerca de 1,5 quilômetro de comprimento, com sistemas de ventilação e iluminação. Uma motocicleta adaptada sobre trilhos teria sido usada para transportar as ferramentas e máquinas necessárias para a escavação. As obras teriam durado cerca de um ano. O sofisticado túnel terminava em um prédio de tijolos cinzentos em uma colina. A região era cercada por plantações de milho.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo