Arte & Cultura Artes Plásticas

Miami recebe 14ª edição da Art Basel; cidade tem opções culturais grátis

Mais importante feira de arte do mundo acontece em Miami Beach até o dia 6; ingresso é salgado, mas cidade tem opções culturais gratuitas no período

DA REDAÇÃO – Há quem diga que Miami é uma cidade sem muitas opções culturais e que não se compara a outras grandes metrópoles americanas quando o assunto é arte. Essa imagem, porém, está desatualizada e vem mudando rapidamente, em especial com a abertura de novos museus e iniciativas culturais acontecendo na região durante o ano todo. Um dos projetos mais importantes dessa nova cara de Miami é a edição norte americana da feira europeia Art Basel, que acontece na cidade todos os meses de dezembro desde 2001. O evento reúne representantes de centenas de galerias de arte pelo mundo e traz a Miami dezenas de milhares de apreciadores do assunto, incluindo, é claro, personagens que compõem esse universo (leia-se celebridades, artistas e milionários).

Em 2015, a 14ª edição Art Basel acontece entre os dias 3 e 6 de dezembro, no Miami Beach Convention Center (1901 Convention Center Dr, Miami Beach, FL 33139). Os preços dos ingressos para o evento, contudo, são salgados. Quem quiser ir ao espaço que sedia a feira, repleto de estantes de galerias dos quatro cantos do mundo, tem de pagar no mínimo $47 (ingresso válido para apenas um dia do evento). Entretanto, durante a realização da Basel, a arte fica ao alcance de todos na cidade – e, muitas vezes, saindo de graça.

Brasil na Art Basel
A Galeria de arte Silvia Cintra, localizada no Rio de Janeiro (RJ) estará presente ao Art Basel pela quinta vez consecutiva. Este ano, a Silvia Cintra está trazendo para Miami obras – esculturas e instalações – dos artistas Chiara Banfi, Marilá Dardot e Nelson Leirner.

A diretora da galeria Silvia Cintra afirma que é um grande orgulho participar da feira que é uma grande vitrine para o mundo da arte. “A Art Basel é uma das maiores feiras de arte contemporânea do mundo que nos permite dar a conhecer o que de melhor se produz no Brasil”, disse ao AcheiUSA. “Participamos do Art Basel há cinco anos e em cada edição podemos sentir que os colecionadores estão cada vez interessados na arte brasileiras. No ano passado, por exemplo, vendemos tudo que trouxemos para a feira”, disse Silvia.

As obras da galeria brasileira estarão expostas no setor “Nova” do Convention Center em South Beach (1901 Convention Center Dr, Miami Beach, FL 33139).

Não custa nada
Um desses eventos grátis é a abertura nesta semana do museu Institute of Contemporary Art (4040 NE 2nd Avenue Miami, Florida 33137; de terça a domingo, das 11am às 7pm). A mais nova instituição artística da cidade convida a todos para sua semana inaugural, em que exibe a mostra “The Van (Redux)”, do artista Alex Bag, e a exposição “A Public Character”, de Shannon Ebner.

Outra opção de programa é a feira Ink Miami Art Fair (Suites of Dorchester 1850 Collins Avenue, Miami Beach, 33139; de quarta a domingo, checar inkartfair.com para horários). O evento acontece paralelamente à Art Basel e é focado principalmente em trabalhos de artistas contemporâneos em papel. Espere obras dos mais renomados nomes do segmento.

Fãs de fotografia irão curtir uma passada na Miami Street Photography Festival (no HistoryMiami Museum, 101 West Flagler Street Miami, FL 33130; de quinta a domingo, checar miamistreetphotographyfestival.org para horários), que como o próprio nome sugere é dedicada à foto de rua. Estarão no festival artistas como Peter Turnley, Maggie Steber, Harvey Stein e David Alan Harvey, renomado fotógrafo colaborador da revista “National Geographic”, que exibe no evento fotos tiradas em viagens por Rio de Janeiro e Bahia.

Quem gosta de balada também está bem servido. Um show da cantora alternativa Borns acontece no bairro de Wynwood, com direito a bar, pista de dança e foodtrucks `no The Wynwood Yard, 70 NW 29th St Miami, FL 33127; na sexta (4) a partir das 8pm;

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo