Imigração

Milhares de requerentes de asilo protestam nas ruas do México contra abuso de migrantes

Protesto ocorre quase um mês após o incêndio que matou 40 pessoas em um centro de migrantes na fronteira dos EUA com o México

Protesto no México pede fim do tratamento abusivo contra migrantes. Foto: Democracy Now

Cerca de 3 mil migrantes requerentes de asilo iniciaram uma marcha, no domingo (23), saindo do estado de Chiapas, no sul do México, para a Cidade do México, em protesto contra o tratamento abusivo dado a migrantes e exigindo que os centros de detenção de migrantes sejam fechados. Isso ocorre quase um mês após o incêndio que matou 40 pessoas em um centro de migrantes na fronteira dos EUA com o México. Cinco pessoas estão sendo acusadas de homicídio, incluindo três agentes da imigração e um segurança particular.

“Estamos protestando para exigir o fechamento do Instituto Nacional de Migração, para pedir que o presidente Obrador nos dê atenção e para exigir o afastamento do diretor da migração porque esses centros de migrantes são os campos de concentração e bunkers deste século”, disse Danny, requerente de asilo de Honduras, em entrevista ao Democracy Now. Segundo a publicação, os migrantes que participam do protesto são principalmente da América Central, Cuba, Venezuela, Equador e Colômbia.

Na semana passada, dezenas de barracas improvisadas em um acampamento de migrantes em Matamoros, na fronteira com o Texas, foram incendiadas. Os requerentes de asilo, presos no México devido às políticas de imigração dos EUA, há muito denunciam violações dos direitos humanos, incluindo tortura, nas mãos do crime organizado e das autoridades mexicanas.

Enquanto isso, em 11 de maio, o governo Biden espera suspender o Title 42 — uma política controversa da era Trump introduzida durante a pandemia, que permite que agentes da fronteira deportem imediatamente imigrantes indocumentados tentando entrar nos EUA.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo