Estados Unidos

Monumento dedicado a Martin Luther King Jr. e Coretta Scott King é inaugurado em Boston

Intitulada “The Embrace”, a obra apresenta dois conjuntos de braços entrelaçados, uma interpretação artística da foto clássica do casal de ativistas se abraçando após ganhar o Prêmio Nobel da Paz, em 1964

“The Embrace” foi inspirada do abraço de Martin Luther King Jr. e Coretta Scott King. Foto: Robin Lubbock/WBUR

Para celebrar o que seria o 94º aniversário de Martin Luther King Jr., um dos maiores ícones dos direitos civis nos Estados Unidos, um monumento dedicado a ele e sua esposa, Coretta Scott King, foi inaugurado em Boston, na última sexta-feira (13). A enorme peça de bronze, intitulada “The Embrace”, apresenta dois conjuntos de braços entrelaçados, uma interpretação artística da foto clássica do casal se abraçando após ganhar o Prêmio Nobel da Paz, em 1964.

Assinada pelo artista Hank Willis Thomas, a obra ficou em construção por cinco anos e representa “o amor, o coração e o espírito” da dupla de ativistas contra a discriminação racial. “Na foto, você pode ver o peso dele nos ombros dela enquanto eles se abraçam”, comentou o artista. “E eu percebi que isso era realmente uma metáfora para o legado dele – que ela carregou o legado dele nos ombros por várias décadas depois que ele foi assassinado.”

A estátua fica no 1965 Freedom Plaza, em Boston Common, onde King fez um discurso histórico em 23 de abril de 1965, reunindo 22 mil pessoas.

Martin Luther King Jr. Day é um feriado federal nos Estados Unidos que marca o aniversário de Michael King Jr., nascido em 15 de janeiro de 1929, em Atlanta, na Geórgia. Filho de um pastor protestante e de uma professora, ele adotou o nome Martin Luther King posteriormente, inspirado no monge alemão Martinho Lutero, figura central da Reforma Protestante do século 16. Desde 1986, o feriado é celebrado na terceira segunda-feira de janeiro, seguindo a Uniform Monday Holiday Act, uma lei que estabelece que determinados feriados caiam sempre às segundas-feiras no país.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo