Estados Unidos

Morre aos 99 anos Billy Graham, um dos pastores mais influentes dos EUA

Trump lamentou a morte de Billy, que era conhecido como o ‘pastor dos presidentes’

Billy Graham em foto de 2005 FOTO Henny Ray Abrams AP
Billy Graham em foto de 2005 FOTO Henny Ray Abrams AP

O popular pastor evangelista Billy Graham, conhecido como o “pastor dos presidentes” e dos Estados Unidos, morreu na quarta-feira (20), aos 99 anos de idade. O líder religioso morreu em sua casa na Carolina do Norte de causas não reveladas.

William Franklin Graham Jr., que em 2005 deixou a liderança de sua Associação Evangelista, assumida por seu filho Franklyn, marcou com seu carisma a evolução da religião evangélica nos EUA nas últimas seis décadas.

Após os atentados de 11 setembro de 2001, Graham foi o encarregado de oferecer o discurso principal na Catedral de Washington no chamado “Dia Nacional de Oração e Lembrança”.

Conhecido por seus programas de televisão religiosa nos Estados Unidos, Graham obteve o apelido de “reverendo dos presidentes”, por ter cultivado amizade com todos os inquilinos da Casa Branca desde Harry Truman (1945-1953), sem se importar que fossem democratas ou republicanos.

O pastor teve uma estreita relação com Richard Nixon (1969-1974), George H.W. Bush (1989-1993) e influenciou na mudança de vida e costumes de seu filho George W. Bush (2001-2009).

“Conforta a alma”, disse este último sobre suas conversas com o pastor evangélico em 2002.

Autor de inúmeros discursos, colunas em jornais americanos e de 24 livros, incluída uma biografia, o reverendo foi uma voz influente na sociedade dos Estados Unidos e soube aproveitar a revolução tecnológica das últimas décadas para levar sua mensagem a uma ampla audiência internacional.

“Não havia ninguém como ele”, afirmou o presidente Donald Trump em seu Twitter depois que a morte dele foi noticiada. “Ele fará falta aos cristãos e a todas as religiões. Um homem muito especial”, escreveu.

O ex-presidente americano George H. W. Bush também comentou a morte de Graham, a quem classificou como um amigo e mentor de vários de seus filhos, incluindo do também ex-presidente George W. Bush. “Acho que Billy tocou os corações não só dos cristãos, mas de pessoas de todas as crenças, porque ele era um homem muito bom”, afirmou.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo