Estados Unidos Geral

Morre o escritor Olavo de Carvalho, nos EUA, aos 74 anos

Ideólogo da direita política no Brasil e conhecido como "guru do bolsonarismo", o escritor estava internado em um hospital de Richmond, onde morava há mais de dez anos

Olavo de Carvalho estava internado em hospital de Richmond (foto: Facebook)

O escritor e influenciador brasileiro Olavo de Carvalho morreu na noite desta segunda-feira (24), aos 74 anos, em um hospital de Richmond, no estado da Virgínia, onde morava há mais de uma década. A notícia do falecimento foi comunicada pela família nas redes sociais de Olavo. Segundo a postagem no Twitter, ele estava hospitalizado depois de contrair covid-19. A causa da morte não foi confirmada.

Em julho do ano passado, Olavo viajou ao Brasil onde foi internado às pressas para fazer uma cirurgia renal no Instituto do Coração, do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo. Logo após o tratamento, ele voltou a ser internado com uma crise de angina e foi submetido a tratamento para compensação cardíaca.Pouco tempo antes, ele havia operado um câncer na bexiga, nos EUA. No último dia 16 de janeiro, o escritor testou positivo para a covid-19, mas não se sabe se há relação entre a covid e o óbito.

Ideólogo da direita política e conhecido como “o guru do bolsonarismo”, nos últimos meses, o escritor passou a fazer críticas ao presidente Jair Bolsonaro e sua família. Pelo Twitter, Bolsonaro lamentou a morte: “Nos deixa hoje um dos maiores pensadores da história do nosso país, o Filósofo e Professor Olavo Luiz Pimentel de Carvalho. Olavo foi um gigante na luta pela liberdade e um farol para milhões de brasileiros. Seu exemplo e seus ensinamentos nos marcarão para sempre”, escreveu.

Olavo de Carvalho deixa a esposa, Roxane, oito filhos e 18 netos

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo