Imigração Notícias

Mortes na fronteira em El Paso, Texas, dobram em um ano

Grande parte das fatalidades foi causada pelo calor excessivo na travessia pelo deserto

Setor de El Paso, Texas, é o que mais apreende imigrantes na fronteira (Foto Flickr)

As mortes de imigrantes na fronteira de El Paso, Texas, com o México, dobraram em um período de 12 meses, de acordo com números do Border Patrol. O setor de El Paso – que vai desde o condado de Hudspeth até a fronteira do Texas com o Arizona – registrou 149 mortes entre 1 de outubro de 2022 e 30 de setembro de 2023. No ano anterior, foram registradas 71 mortes na região.

Outros 597 indivíduos foram resgatados e levados ao hospital no período. Este número foi de 493 no ano anterior. De acordo com o U.S. Customs and Border Protection (CBP), a maioria das mortes foi causada pelo excesso de calor.

O número recorde de mortes também está relacionado ao aumento do número de travessias ilegais na região. No ano fiscal de 2023, foram 427 mil apreensões de estrangeiros apenas no setor de El Paso.

“Populações vulneráveis de imigrantes, adultos e crianças, são persuadidos por traficantes de pessoas, que só pensam em dinheiro e não se preocupam com a vida de ninguém. Eles são influenciados por esses bandidos, que prometem mentiras e acabam perdendo a vida nesta jornada arriscada”, disse o Border Patrol em nota.

Ativistas da causa imigratória atribuem as mortes à “excessiva militarização da fronteira”, que tem levado os imigrantes a procurarem áreas mais remotas no deserto para atravessar. “Em um lado da fronteira você encontra soldados armados e do outro cercas, arames e muros. Essas mortes não são acidentais, são circunstanciais”, disse o ativista Fernando Garcia. (Com informações do Border Report).

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo