Estados Unidos Manchete

Mortes por coronavírus passam de cinco mil nos Estados Unidos

Em todo o País, 315 milhões de pessoas estão em isolamento social; na Flórida, número de mortos passa de 100 e há 7.700 casos da COVID-19

A taxa de positividade foi de 5,52% (foto: wikimedia)
A taxa de positividade foi de 5,52% (foto: wikimedia)

O número de americanos contaminados pelo coronavírus passou de cinco mil. Informações divulgadas pela Universidade Johns Hopkins Coronavirus Rosource Center, nesta quinta-feira (2), mostram que 216.768 pessoas estão contaminadas com o vírus e 5.137 morreram nos Estados Unidos.

O ritmo descontrolado da proliferação do vírus deixa moradores de 38 estados (de um total de 50) em quarentena, considerada a estratégia mais eficaz para aplacar a propagação do vírus e não sobrecarregar o sistema de saúde do país. Isso quer dizer que 315 milhões de pessoas estão em isolamento social. Ainda assim, 11 estados — a maioria governada por republicanos — resistem a adotar a quarentena. São eles: Alabama, Arkansas, Iowa, Missouri, North Dakota, Nebraska, South Carolina, South Dakota, Tennessee, Utah e Wyoming. 

Nesta quarta-feira (1), cinco estados — Flórida, Geórgia, Mississippi, Nevada e Pensilvânia — estenderam a ordem para que os moradores fiquem em casa. O presidente Trump alega que é preciso ter flexibilidade e que as realidades diferem de acordo com cada região:

“Os estados são diferentes. Se não há problemas no Alasca ou num estado do Meio-Oeste, é muito difícil dizer que eles devem obrigar as pessoas a ficarem em casa”, disse Trump.

Embora as cenas de praias lotadas em plena pandemia tenham gerado reações de revolta, o governador Ron DeSantis relutou ao máximo para determinar, finalmente, o isolamento social. Maior autoridade em saúde do país, o cirurgião-geral Jerome Adams entende que os americanos devem considerar as diretrizes de distanciamento social do governo Trump “uma ordem nacional de permanência em casa”.

Flórida

A Flórida tem hoje 7.773 casos e 101 mortes. O condado de Broward tem 1.348 casos da COVID-19 com 13 mortes; Miami-Dade tem 2.202 casos e sete mortes; Palm Beach tem 616 casos e 22 mortos.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo