Imigração Notícias

Mulher de 73 anos é detida pelo ICE depois de anos comparecendo ao escritório da imigração para check-ins

Harjit Kaur, que nasceu na Índia, é mãe e avó, sem passagens pela polícia; prisão gerou protestos na Califórnia

Harjit Kaur – Foto Cortesia da família Kaur X-Shakkpara)

A prisão da indiana Harjit Kaur, de 73 anos, pelo US Immigration and Customs Enforcement (ICE) gerou comoção na comunidade onde vivia na região de San Francisco, Califórnia. Kaur compareceu ao escritório da imigração para fazer o check-in – que já fazia há 12 anos – quando foi detida.

Na última sexta-feira, cerca de 200 pessoas protestaram na comunidade de El Sobrante pedindo a libertação da indiana. “Ela não é criminosa. Ela é mãe e avó de quatro crianças”, disse o advogado da imigrante.

Ele contou à NBC que Kaur mora nos EUA desde 1992 e não tem nenhuma passagem pela polícia. Depois de um caso de asilo negado em 2007, ela entrou com uma apelação no tribunal que, somente em 2013, determinou que ela fizesse o check-in na imigração a cada seis meses, para obter a permissão de trabalho.

Kaur foi presa dia 8 de setembro e desde então está presa em um centro de detenção em Bakersfield. “Quando ela foi trazida para Fresno, ela não tinha onde dormir, sentar-se, nada. Ela me pediu água e negaram”, acusou o advogado.

O governo Trump tem aumentado o rigor nas prisões de imigrantes, mesmo que não tenham passagens pela polícia, especialmente em cidades consideradas “santuários” ou governadas por Democratas. Entre as cidades santuário estão: Los Angeles, Chicago, Boston e Washington. (Com informações da NBC News)

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo