Brasil

Naufrágio mata pelo menos 25 pessoas no Amapá

A quantidade exata de pessoas que estavam a bordo do Anna Karolinne no momento do naufrágio ainda é incerta

Local onde o barco naufragou no Amapá (Foto: Agência Pará)
Local onde o barco naufragou no Amapá (Foto: Agência Pará)

O governo do Amapá anunciou que vai contratar, em caráter emergencial, uma empresa especializada capaz de içar o barco Anna Karolinne III, que naufragou na madrugada de sábado (29), a cerca de 100 quilômetros do município de Laranjal do Jari, no sul do estado.

Até o início da manhã de hoje (5), as equipes de socorro já tinham resgatado 25 corpos de vítimas – das quais 17 foram identificados por peritos da Polícia Técnico-Científica (Politec). Quarenta e nove pessoas foram resgatadas com vida e outras 12 pessoas continuavam desaparecidas.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a quantidade exata de pessoas que estavam a bordo do Anna Karolinne no momento do naufrágio ainda é incerta, pois o controle de passageiros era feito de forma precária.

Segundo o subprocurador-geral do Estado, Thiago Lima Albuquerque, “A intenção é contratar uma empresa o mais rápido possível para que possa prestar o serviço de reflutuação de embarcação submersa e retirar o navio do local do naufrágio.”

Também no âmbito do “sistema emergencial” montado pelos órgãos públicos estaduais com o apoio de estados vizinhos, uma aeronave carregada com alimentos e água potável abasteceu as equipes que trabalham nas buscas e resgate de sobreviventes.

Familiares e amigos das vítimas fizeram protestos pedindo para que o barco seja içado e todos os possíveis corpos resgatados. O barco não tinha lista de passageiros, o que dificulta a precisão do número de vítimas. 

Agentes do Grupamento Fluvial da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará prenderam um homem que, segundo a pasta, admitiu ter vendido combustível clandestino para os responsáveis pelo Anna Karolinne III. Segundo a pasta, aliada ao mau tempo, a transferência ilegal de combustível pode ter contribuído para o naufrágio.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo