Notícias

New Jersey estuda possibilidade de dar carteira de motorista para indocumentados

Projeto de lei já foi apresentado para Câmara e Senado e tem apoio da Comissão Estadual de Veículos Automotores

Carteira de motorista em New Jersey
Carteira de motorista em New Jersey

O Estado de New Jersey pode entrar para lista de 12 estados nos EUA que concedem carteiras de motorista a imigrantes indocumentados. O governador democrata Phil Murphy apoia a medida e um projeto de lei foi apresentado em ambas às câmaras da legislatura. Entretanto, mais que isso, a Comissão Estadual de Veículos Automotores (MVC) está se preparando para a mudança.

Nessa semana, a chefe do MVC, Sue Fulton, disse aos legisladores que o órgão contatou outros estados que concedem a carteira de motorista aos imigrantes indocumentados com o objetivo de aprender os requerimentos.

“Nós temos consciência da intenção do governador com relação ao assunto, portanto, estamos buscando aprender mais”, disse Sue.

Ela acrescentou que tem mantido contato com os legisladores que redigiram a proposta que possibilitaria o início do programa, incluindo a deputada Estadual Annette Quijano. “Como antiga redatora dessa legislação, eu apreciei que a diretora Fulton aceite o meu pedido de discutir esse projeto de lei”, disse Quijano. “Eu saí do nosso encontro sabendo que ela entende a importância desse assunto e será a parceira que eu busco trabalhar juntas”.

Os apoiadores da concessão da carteira de motorista aos indocumentados alegam que isso tornará as ruas mais seguras, pois os motoristas serão devidamente treinados e terão seguro.

“Nesse momento, os imigrantes indocumentados geralmente escolhem dirigir sem a carteira, o que resulta em motoristas sem seguro nas estradas e cujas habilidades atrás do volante não foram testadas”, disse Dan Bryan, porta-voz de Murphy.

“O governador Murphy acredita que todos os residentes em New Jersey estarão mais seguros quando dirigirem se mais motoristas tiverem a oportunidade de obterem legalmente as carteiras”, acrescentou.

Os outros estados que emitem a carteira de motorista aos imigrantes indocumentados são: Califórnia, Colorado, Connecticut, Delaware, Havaí, Illinois, Maryland, Nevada, Novo México, Utah, Vermont e Washington.

No início do ano, mais de 1 milhão de imigrantes indocumentados obtiveram carteiras de motorista na Califórnia através da lei AB-60. O índice foi comemorado por ativistas defensores dos direitos dos imigrantes, pois eles alegam que a legislação resultou na maior segurança nas estradas, permite que os imigrantes dirijam ao trabalho, levem os filhos à escola e façam compras; sem o medo de serem detidos.

 

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo