Imigração Manchete Notícias

New York, Chicago, Filadélfia e cidades próximas à fronteira declaram situação de emergência temendo “invasão” de imigrantes

Title 42 terminou na noite de ontem e, a partir de agora, entra em vigor a Title 8, que segundo o DHS, “tem consequências mais severas para quem burlar a lei”

Imigrantes desembarcam de ônibus em New York (Foto: borderreport.com)
Imigrantes desembarcam de ônibus em New York (Foto: borderreport.com)

A cidade de Chicago, o estado de New York, Filadélfia e cidades perto da fronteira dos EUA com o México declararam estado de emergência, antecipando a chegada em massa de imigrantes, depois do fim da Title 42. A medida sanitária, que permitia a deportação sumária de imigrantes alegando a Covid-19, terminou na noite de quinta-feira (11).

Essas cidades – consideradas santuário para imigrantes – temem que ônibus sejam enviados com centenas de imigrantes e, seus governantes, alegam que não têm condições de receber todas essas pessoas. Já cidades próximas da fronteira estão se preparando “como se prepara para um furacão”, exemplificou o prefeito de Laredo, Texas, Victor Treviño.

“Infelizmente, nós não esperamos que esses ônibus parem de chegar à nossa cidade. Já estamos vendo, nas últimas semanas, um crescimento no número de imigrantes chegando a Chicago diariamente”, disse a prefeita Lori Lightfoot.

“O presidente Biden tem um grande problema em suas mãos. Existe um temor de que as coisas estejam fora de controle e ninguém gosta de situações fora de controle. Não importa quem seja o presidente, quando as coisas estão fora de controle, o presidente acaba perdendo”, disse o democrata de NY, Hank Sheinkopf.

Situação na fronteira e Title 8

Nos últimos dois dias, mais de 10 mil imigrantes foram apreendidos na fronteira, de acordo com as autoridades. Cerca de 155 mil estrangeiros estão em abrigos localizados em cidades fronteiriças.

Em El Paso, Texas, mais de mil imigrantes aguardavam para serem processados na quinta-feira e outros 1.500 foram processados nos dois dias anteriores.

A partir de meia-noite desta sexta-feira (12), entrou em vigor a Title 8, que deporta imigrantes não elegíveis para o asilo. Isso quer dizer que, caso os estrangeiros não sejam “elegíveis ao asilo”, eles podem ser deportados com base nesta norma migratória usada há décadas. Ela permite deportar qualquer pessoa que entre no País sem visto ou documentação exigida, mas que não tem nenhuma relação com questões sanitárias.

O Departamento de Homeland Security (DHS) reforçou que, sob a Title 8, imigrantes apreendidos e que não se qualificam para o asilo, podem receber um expedited removal ou remoção acelerada, e serão banidos de entrar nos EUA por pelo menos cinco anos. “Aqueles que entrarem repetidas vezes serão processados criminalmente”, disse o departamento. (Com informações da CNN e NBC)

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo