Estados Unidos Manchete

New York City está afundando devido ao peso de mais de 1 milhão de prédios, diz estudo

Segundo estudo, só as estruturas dos prédios de NYC pesam cerca de 1,7 trilhão de libras; todo esse peso está afundando o solo, enquanto o nível do mar sobe na metrópole

Estudo da US Geological Survey diz que NYC está afundando. Foto: Pixabay

A cidade de New York está afundando devido ao peso coletivo de seus mais de 1 milhão de edifícios, descobriu um estudo da US Geological Survey divulgado nesta terça-feira (23). Segundo o relatório, só as estruturas dos prédios da cidade pesam aproximadamente 1,7 trilhão de libras – isso sem contar outras infraestruturas, como estradas e calçadas. Todo esse peso está deformando o solo, causando um tipo de afundamento conhecido como subsidência, quando a terra se comprime lentamente.

A equipe de estudo usou simulações para calcular os efeitos do peso no solo, comparando-os com dados de satélite que mostram a geologia real da superfície. Essa análise revelou a taxa na qual a cidade está afundando: “A média é de cerca de 1 a 2 milímetros por ano, com algumas áreas de maior subsidência que chegam a cerca de 4,5 milímetros por ano”, disse Tom Parsons, geofísico do US Geological Survey. “Isso pode não parecer um número preocupante, mas, ano após ano, é um afundamento significativo que está efetivamente dobrando o aumento relativo do nível do mar na metrópole”, explicou. “São cerca de 1 a 2 milímetros de nível do mar subindo, enquanto 1 a 2 milímetros de terra está descendo”, analisa.

Algumas áreas da parte baixa de Manhattan, Brooklyn e Queens estão entre as que estão afundando mais rápido do que a média, afirma o estudo. “Parte disso parece corresponder a projetos de construção em andamento”, disse Parsons. “Mas também vemos subsidência no extremo norte de Staten Island, para a qual não consigo descobrir uma explicação, e examinei todos os tipos de coisas diferentes – então isso ainda permanece um mistério”, contou Parsons à CNN.

Um outro estudo recente descobriu que 44 das 48 cidades costeiras mais populosas do mundo têm áreas que estão afundando mais rápido do que o nível do mar está subindo. Partes de Jakarta, na Indonésia, por exemplo, estão afundando quase trinta centímetros por ano. A área da Baía de San Francisco pode perder até 165 milhas quadradas de litoral devido a uma combinação de aumento do nível do mar e subsidência. E no mês passado, outra equipe de pesquisadores relatou ter encontrado subsidência na costa leste, de até 10 milímetros por ano em partes de Delaware.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo