Estados Unidos Geral Manchete

New York elege o primeiro prefeito muçulmano da sua história

Democrata Mamdani, de 34 anos, derrota o ex-governador Andrew Cuomo, com 50,4% dos votos contra 41,6%

Candidato Democrata ganhou com mais de 50% dos votos (Madison Stewart/zohranfornyc.com)

O eleitorado New York escolheu Zohran Mamdani para prefeito no pleito de terça-feira (4), e o Democrata será o primeiro mandatário da cidade declaradamente muçulmano e de tendência social-democrata. Ele obteve 50.4% dos votos, contra o também Democrata Andrew Cuomo, apoiado pelo presidente Donald Trump, que ficou em segundo lugar, com 41.6%. O candidato Republicano, Curtis Sliwa, ficou em terceiro, com 7.1% dos votos.

A campanha do Democrata foi voltada para a implantação de diversos programas sociais, como transporte público gratuito, creches comunitárias, direitos LGBTQ e programas residenciais de baixo custo. Mamdani também defende aumento de impostos para empresas e para pessoas físicas com mais de $1 milhão de renda por ano. O programa inclui ainda um aumento do salário mínimo no estado, dos atuais $17/h para $30/h em 2030.

Zohran Mamdani nasceu em Kampala, Uganda. A família mudou-se para os Estados Unidos quando ele tinha sete anos e se estabeleceu em New York, onde ele construiu sua carreira política. Foi eleito para a assembleia estadual de NY em 2020, e reeleito em 2022 e 2024. Em outubro do ano passado, ele anunciou sua candidatura à prefeitura da cidade, e venceu as primárias do partido Democrata. O novo prefeito tomará posse em 1 de janeiro de 2026.

Outras vitórias Democratas na terça-feira

O partido Democrata obteve outras vitórias importantes nas eleições de terça. Em New Jersey,  a candidata do partido, Mikie Sheririll, derrotou o Republicano Jack Ciattarelli e foi eleita governadora do estado. Os Democratas levaram também o governo de Virginia, onde Abigail Spanberger superou a Republicana Winsome Earle-Sears e elegeu-se. Na California, um referendo popular decidiu pela redivisão de distritos eleitorais que cria mais cadeiras em áreas de tendência Democrata. A iniciativa foi uma resposta do govenador Gavin Newson a uma medida similar promovida no Texas para favorecer redutos Republicanos naquele estado.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo