Estados Unidos

New York legaliza uso recreativo da maconha para maiores de 21 anos

Governo garante que medida irá gerar empregos e aumentar arrecadação do estado. Legislação aprovada também extingue registro penal de pessoas condenadas por porte de até 85 gramas de cannabis

No total, 15 estados americanos permitem uso recreativo da cannabis (foto: flickr)
No total, 15 estados americanos permitem o uso recreativo da cannabis (foto: flickr)

O governador de New York, Andrew Cuomo, assinou uma lei nesta terça-feira (30), aprovando o uso recreativo da maconha para pessoas maiores de 21 anos.  Com isso, o estado se junta a outros 14 mais o District of Columbia que já permitem esse tipo de uso da cannabis.

A sessão de aprovação da legislação no Congresso estadual levou 12 horas para ser concluída e um dos principais argumentos usados pelos defensores do projeto foi que a medida pode criar até 60 mil empregos diretos e gerar $350 milhões por ano em receitas fiscais  para o estado.

A lei tem um prazo de dois anos para ser totalmente implementada e irá cobrar imposto estadual de 9% e local de 4% sobre venda do produto . Parte do valor arrecadado será destinado à escolas e ao tratamento e educação contra drogas.

“Essa legislação histórica oferece justiça às comunidades há muito marginalizadas, promove uma nova indústria que fará crescer a economia e estabelece garantias de segurança substanciais para as pessoas”, disse o Cuomo em comunicado.

A medida autoriza os nova-iorquinos portarem até três ounces (85 gramas) de maconha e cultivar até três plantas em casa, com um limite de seis por família.

Além disso, prevê a extinção automática dos registros de pessoas condenadas por crimes de porte de maconha, desde que a quantidade apreendida esteja dentro do novo limite legal.

“Agora, essa indústria criará empregos, inclusive para aqueles que tiveram suas vidas destruídas por anos de leis injustas relacionadas às drogas”, concluiu o governador.

As vendas da maconha recreativa em New York devem começar em 2022; tempo que estado levará tempo para estabelecer seu marco regulatório. O uso medicinal da cannabis em NY foi aprovado em 2014.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo