De olho no Superbowl (marcado para 8 de fevereiro, em San Francisco), quatro equipes da NFL entram em campo neste domingo para manter vivo o sonho de ganhar o título do futebol americano em 2026. Denver Broncos, New England Patriots, Seatlle Seahawks e Los Angeles Rams chegam às finais das conferências e nem mesmo os principais analistas do esporte conseguem apontar favoritos. É claro que, nesse cenário, jogar em casa tem um peso grande – mas nem isso é garantia de triunfo para os dois times de melhor campanha na temporada, Broncos e Seahawks.
Na Conferência Americana (AFC), a equipe de Denver superou o Buffalo Bills por 33 a 30 na prorrogação, num eletrizante confronto. A classificação, no entanto, veio acompanhada da notícia de que quarterback Bo Nix teve uma grave contusão e está fora do restante da temporada. Portanto, mesmo com a partida sendo no Empower Field at Mile High, no Colorado, o desafio será enorme, até porque do outro lado estará o New England Patriots.
Já na Conferência Nacional (NFC), o Seattle Seahawks comprovou que tem a melhor defesa da NFL. No jogo contra o San Francisco 49ers, a supremacia foi absoluta e o placar contundente de 41 a 6 deixou a torcida enlouquecida. O adversário deste fim de semana será o Los Angeles Rams, que precisou da prorrogação para eliminar o Chicago Bears, em final emocionante decidido nos últimos segundos de baixo de neve. O fato de a partida ser na fria Seattle pode complicar um pouco a vida dos Californianos do Rams, mas a experiência em jogos grandes do quarterback Matthew Stafford (cotado para ser o MVP da temporada regular) é sempre importante. Nunca é demais lembrar que ele foi campeão em 2022.
Os dois confrontos deste domingo vão apontar os vencedores de cada conferência e, consequentemente, aqueles que estarão no palco principal do Super Bowl LX. Qualquer erro pode ser fatal, o que aumenta a pressão e separa os jogadores comuns dos grandes craques. Foi assim nos anos recentes, que consagraram nomes como Saquon Barkley (Eagles, em 2025), Patrick Mahomes (Chiefs, em 2020, 2023 e 2024) e Tom Brady (multicampeão, o último pelos Buccaneers, 2021). Vamos ver quem será o destaque desta vez!
