Comunidade

Novo cônsul garante que atendimento sem agendamento prévio será retomado

Embaixador João Mendes Pereira assumiu recentemente o posto de cônsul-geral do Brasil em Miami; data para mudança ainda não foi definida, “mas será o mais rápido possível”

Novo cônsul João Mendes Pereira em entrevista coletiva
Novo cônsul João Mendes Pereira em entrevista coletiva

Diplomata de carreira há 28 anos, o embaixador João Mendes Pereira assumiu o posto de cônsul-geral do Brasil em Miami no lugar de Adalnio Senna Ganem. Em entrevista coletiva realizada nesta sexta-feira (19) na sede do Consulado, ele garantiu que os brasileiros que precisarem do serviço do consulado poderão, em breve, ir até o local sem um agendamento prévio. Pereira ressaltou que terão prioridade os solicitantes que agendarem o serviço previamente.

Hoje só é possível marcar qualquer serviço no Consulado-Geral – emissão de passaportes, certidões, procurações, entre outros serviços consulares – por meio de agendamento on-line, que é alvo de inúmeras reclamações por parte da comunidade.

Os solicitantes reclamam que não conseguem agendar para nenhuma data recente de acordo com a conveniência de cada um e, mesmo com a possiblidade de utilizar o serviço de emergência na emissão de documentos, só é possível conseguir em caso de doença, morte ou em caso de polícia.

“Sabemos que esta é uma demanda da comunidade brasileira e estamos trabalhando para retomar os serviços sem agendamento prévio. Não depende só de mim, depende de uma série de fatores, temos que resolver algumas pendências, precisamos da autorização de Brasília, enfim, existe todo um processo. Mas eu espero (não prometo) que até o início do ano que vem, as pessoas possam comparecer ao consulado sem agendamento prévio”, afirma o novo cônsul.

Pereira disse que espera trabalhar lado a lado com a comunidade para o que ela precisar. “Vamos tentar também retomar os consulados itinerantes para facilitar a vida de quem mora longe do consulado”.

Vale lembrar que o sistema de agendamento atual mudou. Leia mais aqui.

Eleições 2018

O novo cônsul ressaltou o sucesso na realização das eleições presidenciais deste ano e espera que tudo transcorra com grande normalidade no segundo turno. “Foi uma verdadeira festa da democracia. Temos muito a agradecer a todos os mesários e a todas as pessoas envolvidas nesse processo democrático”.

O segundo turno das eleições acontece no próximo dia 28, entre 8 da manhã e 5 da tarde. Na Flórida, os locais de votação serão no Miami Dade College (Wolfson Campus – Prédio 3, 300 NE 2nd Ave, Miami, FL, 33132) e na I-Drive Nascar (5228 Vanguard St, Orlando, FL, 32819). Nesta data e na segunda-feira (29), o Consulado-Geral estará fechado.

Conheça o novo cônsul

Nascido em Brasília e formado em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB), o Embaixador João Mendes Pereira serviu na Missão do Brasil junto à União Europeia em Bruxelas, na Embaixada do Brasil em Lisboa e na Delegação Permanente do Brasil junto à ALADI e ao MERCOSUL em Montevidéu.

Antes de sua chegada à Flórida, o embaixador chefiou o Cerimonial do Ministério das Relações Exteriores, em Brasília. Anteriormente, ocupou os cargos de Diretor do Departamento da Associação Latino-Americana de Integração (ALADI) e Integração Econômica Regional e de Coordenador-Geral de Assuntos Econômicos da América do Sul.

“Escolhi Miami sabendo dos enormes desafios de chefiar Consulado responsável por uma das maiores comunidades brasileiras no exterior. Meu foco será o aprimoramento dos serviços consulares e da assistência a brasileiros, sem descuidar obviamente de setores importantes como promoção comercial e cultural”, afirma o Embaixador.

Casado com Maria Teresa da Costa Hidd Mendes Pereira, o embaixador tem dois filhos, Antonio Victor da Costa Hidd Mendes Pereira e Luiz Felipe da Costa Hidd Mendes Pereira. O embaixador João Mendes Pereira ocupa a posição deixada pelo Embaixador Adalnio Senna Ganem, que permaneceu no cargo por dois anos.

Embaixador João Mendes Pereira
Embaixador João Mendes Pereira
Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo