Manchete Mundo

Número de mortos após tsunami na Indonésia chega a 373

Mais de 1.400 pessoas ficaram feridas e mais de 100 ainda estão desaparecidas; tsunami foi provocado pela erupção do vulcão Anak Krakatoa

Destruição causada por tsunami na Indonésia FOTO Fauzy Chaniago AP
Destruição causada por tsunami na Indonésia FOTO Fauzy Chaniago AP

Um tsunami provocado pela erupção do vulcão Anak Krakatoa matou, até agora, 373 pessoas depois de pegar a população de surpresa na Indonésia, na noite de sábado (22).  Mais de 1.400 pessoas ficaram feridas e outras 128 seguem desaparecidas, anunciou a Agência Nacional de Gestão de Desastres nesta segunda-feira (24). As informações são do G1 e CNN.

“Estamos alertando as pessoas para permanecerem cautelosas”, afirmou no domingo Sutopo Purwo Nugroho, porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres, de acordo com a CNN. “As agências ainda continuam analisando a causa raiz … o vulcão Krakatau continua em erupção, o que poderia provocar outro tsunami.”

Segundo Nugroho, mais de 600 construções, incluindo casas, hotéis e estabelecimentos comercias, e mais de 400 barcos ficaram danificados.

Como nenhum tremor de terra foi registrado antes da chegada das ondas, as autoridades não tiveram tempo de transmitir um alerta e preparar a população.

O presidente indonésio Joko “Jokowi” Widodo expressou suas condolências e ordenou que as agências governamentais respondessem rapidamente ao desastre. A ONU se mostrou disposta a apoiar os esforços do governo, indicou o porta-voz de Antonio Guterres, secretário-geral da organização.

De acordo com autoridades, o tsunami pode ter sido provocado por um aumento repentino da maré provocado pela lua cheia, combinado com uma avalanche no fundo do mar após a erupção do Anak Krakatoa, que forma uma pequena ilha no estreito de Sunda.

Onda arrastou palco e público de show

Na praia de Tanjung Lesung, em Java, a onda gigante atingiu um palco onde acontecia um show do grupo de música pop “Seventeen” e arrastou a estrutura contra o público.

Um vídeo dramático que circula pelas redes sociais mostra o momento do desastre. Os integrantes da banda correm desesperados do palco, enquanto a onda chega aos espectadores.

Em uma mensagem no Instagram, o vocalista do grupo, Riefian Fajarsyah, anunciou, sem conter as lágrimas, as mortes do baixista e do empresário que organizava a turnê, assim como o desaparecimento de outros dois músicos, um técnico e de sua esposa.

Imagens exibidas por um canal de televisão mostram a onda na praia de Carita, um popular destino turístico da costa oeste de Java: na passagem, o fenômeno deixa um rastro de destruição, com pedaços de telhados, madeira e árvores derrubadas.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo