Brasil Manchete

Número de mortos em Brumadinho chega a 60; 292 pessoas estão desaparecidas

Militares de Israel chegaram à cidade na manhã desta segunda-feira (28),para auxiliar nas buscas por pessoas desaparecidas; equipamentos que detectam sinal de aparelhos celulares e sonares serão utilizados

Vista aérea da região afetada pelo rompimento da barragem da mina Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG) (Andre Penner AP)
Vista aérea da região afetada pelo rompimento da barragem da mina Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG) (Andre Penner AP)

O número de mortos após o rompimento de uma barragem da mineradora Vale em Brumadinho na sexta-feira (28) subiu para 60, segundo informações divulgadas pela Defesa Civil de Minas Gerais. De acordo com o porta-voz do órgão, tenente-coronel Flávio Godinho, 382 pessoas foram localizadas, e 191 foram resgatadas e 292 permanecem desaparecidas. Dos 60 mortos, 19 foram identificados até o momento. Há ainda 135 pessoas desabrigadas. As informações são da Agência Brasil.

Durante coletiva de imprensa, o porta-voz do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, tenente Pedro Aihara, lembrou que o tipo de atuação realizada pelas equipes de busca e resgate é bastante delicada, já que envolve milhões de metros cúbicos de rejeito. A previsão, segundo ele, é que os homens permaneçam no local por semanas. As chances de encontrar sobreviventes, entretanto, são consideradas baixas.

“As chances são muito pequenas considerando o tipo de tragédia, que envolve lama”, disse, ao explicar que os rejeitos dificilmente permitem a formação de bolsões de ar. “É uma operação de guerra, que demanda esforços e compreensão de todas as partes”, concluiu.

Militares de Israel chegam para auxiliar nas buscas

Militares de Israel chegaram a rumadinho, na manhã desta segunda-feira (28), para auxiliar nas buscas por pessoas desaparecidas após o desastre da barragem da Vale. Equipamentos que detectam sinais de aparelhos celulares e sonares serão utilizados. A expectativa das autoridades brasileiras é que, com o apoio israelense, a chance de encontrar vítimas seja ampliada.

A atuação dos 136 militares de Israel deve se concentrar na área mais próxima da barragem Mina do Feijão, em Brumadinho. Quem confirmou a informação foi o porta-voz do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, Tenente Pedro Aihara.

O coronel Golan Vach, que coordena a tropa israelense, chegou à cidade acompanhado do embaixador de Israel, Yossi Cheli, e do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo). Ele disse que o primeiro esforço dos militares é encontrar pessoas vivas. Segundo ele, os primeiros integrantes da delegação acabaram de chegar à região do rio Paraopeba.

O equipamento trazido para a cidade consegue detectar o sinal de dispositivos eletrônicos que ainda estejam ligados até uma profundidade cerca quatro metros de profundidade. Entretanto, em alguns pontos, a lama atingiu cerca de 15 metros.

Os equipamentos trazidos por Israel já vieram em condição de pronto emprego e adaptação para uso já está sendo feita, inclusive com a ajuda de militares que estão em Israel.

“A gente tem tanto equipamento tanto em relação a sonares, por isso eles [israelenses] já solicitaram amostras em relação ao tipo de composição da lama, para ver se eles conseguem detectar pela sensibilidade desses sonares a diferença entre o material de lama e o material de um corpo humano e também equipamentos relacionados à identificação de sinal de celular. Então, se existe algum sinal de celular emitindo, naquela profundidade da lama, aqueles equipamentos são capazes de detectar esse tipo de sinal”, explicou o porta-voz do Corpo de Bombeiros, Pedro Aihara.

Cento e trinta e seis soldados israelenses vão atuar nas buscas. O trabalho dos israelenses será coordenado com os militares brasileiros e vai se concentrar, principalmente, próximo à área administrativa da Vale, onde ficava o refeitório.

Depois da área conhecida por pontilhão, o trabalho continuará sendo feito pelos 280 bombeiros militares. Segundo o porta-voz dos bombeiros, a divisão da área é para otimizar os trabalhos.

O tempo que a tropa de Israel permanecerá em Brumadinho ainda não foi definido. De acordo com Aihara, as buscas devem prosseguir pelas próximas semanas. (Com informações do G1).

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo