Estados Unidos

Nuvem de poeira do Saara chega aos EUA e Caribe

Fenômeno “sufoca” o Caribe e deve atingir o Noroeste da Flórida

Imagem de satélite da poeira do Sahara (Foto: NOAA)
Imagem de satélite da poeira do Sahara (Foto: NOAA)

Uma nuvem de poeira vinda do Deserto do Saara, na África, viajou quilômetros de distância para a América do Norte, América Central e Caribe. A nuvem de poeira está atingindo em cheio a região de Cuba e o Sul da Flórida deve escapar. A nuvem agora viaja na direção do Golfo do México. 

A poeira, uma massa de ar muito seco do deserto africano, diminui as chances de formação de tempestades no oceano, segundo os meteorologistas. Trata-se de um fenômeno recorrente a cada ano, mas que parece ter se intensificado em 2020. A poeira muda a paisagem e pode proporcionar um pôr-do-sol diferente. 

No Caribe, os efeitos já são sentidos. Em vários países existe a recomendação para que os cidadãos usem máscaras e evitem atividades ao ar livre, dada a alta concentração de partículas no ar.

Navios também foram advertidos sobre a baixa visibilidade para navegação.

De acordo com Olga Mayol, especialista do Instituto de Estudos de Ecossistemas Tropicais da Universidade de Porto Rico, a atual nuvem tem uma concentração mais alta de partículas de poeira observadas na região em comparação com os últimos 50 anos.

O fenômeno começou a ser observado em uma área do oeste da África há uma semana e agora já percorreu mais de 5 mil km pelo mar até o Caribe, passando por terra em partes dos continentes americanos, como a Venezuela.

Segundo o National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) prevê que a coluna de poeira do Saara continuará se movendo rumo ao oeste pelo Mar do Caribe, alcançando áreas do norte da América do Sul, América Central e da Costa do Golfo dos Estados Unidos nos próximos dias. (Com informações da BBC)

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo