Arte & Cultura Cinema/TV

O melhor do cinema brasileiro em exibição nas telas de Hollywood

O Los Angeles Brazilian Film Festival (LABRFF) reúne artistas brasileiros na capital do cinema para quatro dias de exibições

Meu Nome É Gal com Sophie Charlotte (Foto_ Divulgação)

Está chegando a hora da 16ª edição da maior competição de filmes brazucas da Costa Oeste, o Los Angeles Brazilian Film Festival (LABRFF). De segunda a quinta-feira, 23 a 26 deste mês, o evento recebe artistas e celebridades que vêm aos EUA especialmente para a ocasião. A atriz Sophie Charlotte já confirmou presença, assim como seu marido, o ator Daniel de Oliveira, com quem ela divide a tela em “O Rio do Desejo”, um dos longas em competição. Sophie também estrela “Meu Nome É Gal”, que encerra o evento.

Igualmente participando da competição com dois trabalhos, está o ator Ronan Horta (“O Último Animal” e “Horizonte”), com presença confirmada. E Gabriel Braga Nunes representa “Angela”. Outras celebridades também prometem prestigiar o festival, tais como Marco Pigossi (galã de novelas da Globo que recentemente fez uma participação na série americana “Gen V”, do Prime Video) e a comediante Samantha Schmütz (“Vai que Cola”, da Globo), além de Maria Gal (”Poliana Moça”, do SBT), Edmilson Filho (“Cine Holliúdy”, da Globo) e Marcos Frota (“Mulheres de Areia”, da Globo).

Vermelho Monet no LABRFF

Este ano, a festa promovida pela fundadora do LABRFF, Meire Fernandes, acontece no The Culver Theater (9500 Culver Blvd, Culver City, CA 90232), localizado nas imediações de grandes estudios como Amazon Studios, Sony Pictures e Apple Studios.

Nesta edição, o LABRFF prestará homenagem a um dos gigantes da música popular brasileira com a exibição do documentário “Lupicínio Rodrigues, Confissões de um Sofredor”, dirigido por Alfredo Manevy. O filme conta como a versão orquestral do samba “Se acaso você chegasse” integrou a trilha sonora de “Lady Let’s Dance”, um filme americano indicado ao Oscar em 1945, sem que Lupicínio recebesse nenhum crédito. O filho do compositor receberá o troféu em nome do pai na noite de abertura.

Destaques

Durante quatro dias, serão exibidos 23 longas, entre ficção e documentários, e 22 curtas. O LABRFF abrirá com o drama “Vermelho Monet”, escrito e dirigido por Halder Gomes. No filme, um habilidoso pintor (interpretado pelo premiado Chico Díaz) busca recomeçar sua vida após sair da prisão, e acaba se envolvendo com uma marchand ambiciosa (Maria Fernanda Cândido) e uma atriz internacional enfrentando uma crise criativa (Samantha Müller). O filme foi rodado em Lisboa e ainda não tem data de estreia no Brasil.

Um dos longas que mais deve despertar a curiosidade da comunidade brasileira em Los Angeles será exibido na terça-feira (24), às 21h30, no The Culver Theater. Trata-se de “Predestinado: Arigó e o Espírito do Dr. Fritz”, dirigido por Gustavo Fernandez. Essa cinebiografia espírita estrelada por Danton Mello e Juliana Paes ocupou a sexta posição entre os filmes mais assistidos nos cinemas brasileiros no ano passado, conquistando uma audiência de 264 mil espectadores.

Outro destaque é o drama “Angela”, de Hugo Prata, que conta a história de um dos casos mais famosos de feminicídio do Brasil, o assassinato da socialite mineira Angela Diniz (vivida magistralmente por Isis Valverde) pelo seu companheiro possessivo Doca Street (Gabriel Braga Nunes) em meados da década de 70.

Durante o julgamento, foi defendida a tese, hoje considerada inconstitucional pelo Superior Tribunal Federal (STF), de que o homicida a teria matado para defender a sua honra de homem. A indignação com o caso serviu para gerar o movimento feminista Quem Ama Não Mata, que lutou contra a impunidade masculina. O filme será exibido na terça (24), às 16h15.

“Uma Família Feliz”, dirigido por José Eduardo Belmonte, e estrelado por Grazi Massafera e Reynaldo Gianecchini, apresenta uma rara incursão do cinema brasileiro pelo suspense (escrito por Raphael Montes, autor da série “Bom Dia, Verônica”). Grazi é uma mãe acusada de machucar as filhas gêmeas e o bebê recém-nascido. Decidida a provar sua inocência e recuperar a confiança do marido (Gianecchini), ela embarca em uma perigosa investigação. A sessão está marcada para terça-feira (24), às 18h45.

No que diz respeito a documentários, o destaque é “Sinfonia de um Homem Comum,” dirigido pelo experiente José Joffilly. O filme, que será exibido na quinta (26) às 13h45, lança luz sobre a vida do diplomata brasileiro José Maurício Bustani, que atuou como diretor-geral da Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ) e tentou evitar a invasão do Iraque pelos Estados Unidos. Bustani esteve no centro de várias questões geopolíticas em meio à contínua disputa de narrativas. Indicado a melhor filme no festival italiano Biografilm.

Noite de premiação

Na quinta-feira (26), às 21h30, serão anunciados os vencedores, logo após a estreia do filme “Meu Nome é Gal”, dirigido por Dandara Ferreira e Lô Politi. Estrelado por Sophie Charlotte, o filme narra a jornada da jovem tímida Gracinha, que se transforma na renomada cantora Gal Costa.

Antes disso, às 17h30, será exibida outra biografia musical: “Nosso Sonho”, dirigida por Eduardo Albergaria, que traça a trajetória da dupla Claudinho & Buchecha, os maiores ícones do funk melody brasileiro. 

Além do troféu LABRFF, a Naymovie irá conferir o prêmio “Edna Fuji”, de incentivo a novos talentos. E a Mistika também oferecerá aos vencedores prêmios no valor de mais de R$ 25 mil. O festival estabeleceu ainda uma parceria com a O2 Play para oferecer distribuição em uma das categorias.

Os patrocinadores e parceiros da 16ª edição do LABRFF são: City of Culver City, AG Immigration, JAMM Cigar, Consulate of Brazil in Los Angeles, The Los Angeles Film School, Pali Hotel, Stella Artois, Canal Brasil, Mistika, Naymovie, O2Play, Copa Airlines, The Culver Theater, Audio Porto, Festival de Vassouras, Ubatuba Açai, Supermercado Brasil, Pimenta Catering, Darcio Hair Studio, T. PR, Flavia Fusco Comunicação, Soul Brasil Magazine e QCE Podcast. Mais informações e ingressos no site www.labrff.com.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo