Estados Unidos Histórico

Obama anuncia ambicioso plano de combate a mudanças climáticas

Presidente quer que em 15 anos EUA reduzam em um terço poluentes emitidos por usinas americanas que queimam carvão

Obama anuncia ambicioso plano de combate a mudanças climáticas

DA REDAÇÃO (com G1) – O presidente americano, Barack Obama, detalhou na segunda-feira (3) o plano mais ambicioso já apresentado pelos Estados Unidos para combater as mudanças climáticas.

Dentro dos próximos 15 anos, Obama quer que o país corte quase um terço de todo o gás carbônico emitido pelas usinas americanas que queimam carvão para produzir energia elétrica.

É a meta ambiental mais ambiciosa já anunciada por um presidente americano. A comunidade científica é praticamente unânime quando afirma que as emissões de CO2 são as maiores responsáveis pelo efeito estufa que está causando o aumento de temperaturas no mundo inteiro.

Os EUA estão em segundo lugar entre os países que mais poluem no mundo, atrás apenas da China.

Com o anúncio, a Casa Branca está mudando a estratégia ambiental. No passado, não aceitava parâmetros internacionais de emissões dizendo que interferiam nas decisões do país. Agora, o governo americano está liderando iniciativas de defesa ao meio ambiente, que vão ser apresentadas na Conferência de Paris em dezembro.

‘Última oportunidade’
O presidente americano disse que tem a obrigação moral de deixar o planeta menos poluído e menos destruído para os jovens. “Nossa geração é a primeira a sentir os efeitos do aquecimento global” disse Obama. “E a última a ter a oportunidade de fazer alguma coisa a respeito. Não há um plano B”, finaliza.

A Casa Branca tinha preparado uma proposta parecida um ano atrás. Mas o plano nunca decolou. Essa nova proposta dá aos estados mais tempo para mudar as emissões das usinas.

Mesmo assim, o partido de oposição, republicano, ameaça pedir um boicote nacional, dizendo que o plano de Barack Obama vai aumentar os custos de geração de energia e causar desemprego.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo