Estados Unidos Manchete

Ódio às políticas do Youtube teria motivado mulher a disparar tiros na sede da empresa na Califórnia

Nasim Najafi Aghdam, de 39 anos, invadiu a sede da empresa e baleou três pessoas. Ela mantinha canais no YouTube e estaria contrariada porque a empresa ‘excluiu seguidores de seus canais’

Nasim-Najafi-Aghdam-abriu-fogo-na-sede-do-YouTube
Nasim-Najafi-Aghdam-abriu-fogo-na-sede-do-YouTube

A polícia identificou como Nasim Najafi Aghdam, de 39 anos, a mulher que atirou em três pessoas e se matou em seguida na sede do YouTube em San Bruno, Califórnia, na tarde de terça-feira (3).

Nasim Najafi Aghdam mantinha ao menos quatro canais de vídeos no YouTube. Ela se identificava como “atleta vegana e a mais conhecida e famosa ativista dos direitos dos animais na Pérsia, promovendo o veganismo e o estilo de vida saudável e humano”, de acordo com seus canais. Em janeiro de 2017, ela acusou o YouTube de discriminação.

Uma fonte judicial afirmou, segundo o jornal “Los Angeles Times”, que a polícia investiga um site em que Nasim apareceria reclamando de uma medida do YouTube, que estaria restringindo e suprimindo vídeos. A medida da empresa teria feito com que ela deixasse de ganhar dinheiro pelo conteúdo que hospedava nesta plataforma audiovisual.

“O YouTube filtrou meus canais para evitar que consigam visualizações!”, disse Nasim Aghdam, em seu site, onde aparecem diferentes fotografias e vídeos, assim como várias mensagens em favor do veganismo, segundo a Efe. A página foi desativada ainda na terça-feira.

Na tarde de terça-feira, um usuário do Twitter que se identificou como funcionário do YouTube publicou uma mensagem na qual dizia que havia relatos de um atirador na sede do YouTube, na Cherry Avenue. Cerca de 1.700 pessoas trabalham no local.

A polícia foi acionada e centenas de pessoas que estavam no local tiveram que ser retiradas com as mãos em alto e levadas para lugares seguros. Após certa confusão ao longo da tarde sobre o número vítimas, a polícia de San Bruno esclareceu que foram três pessoas baleadas, enquanto que outra lesionou o tornozelo quando tentava fugir.

Os nomes das vítimas, que estão sendo tratadas em hospitais da região, não foram divulgados. De acordo com o porta-voz do Zuckerberg San Francisco General Hospital, Brent Andrew, uma delas, um homem de 36 anos, está em estado crítico.

Esse hospital também está tratando outras duas mulheres, uma de 32 anos e outra de 27 anos. Uma quarta pessoa, que machucou o tornozelo, está no Kaiser Permanente South San Francisco Medical Center.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo