Estados Unidos Manchete

Onda de frio atinge os EUA e autoridades pedem para as pessoas ficarem em casa

Wisconsin, Michigan, Illinois, Alabama e Mississippi declararam estado de emergência por causa do frio; Sul da Flórida teve tarde mais fria em cinco anos

Onda de frio intenso atinge os EUA FOTO The Weather Channel
Onda de frio intenso atinge os EUA FOTO The Weather Channel

Uma onda de frio que não é vista há muitos anos está atingindo o Meio-Oeste, Leste e Norte dos Estados Unidos e as autoridades pedem que as pessoas fiquem em casa, já que em temperaturas extremas o corpo pode congelar em questão de minutos. Temperaturas tão baixas nesses locais não eram vistas desde a década de 90.

“Estas são condições muito perigosas e podem levar a queimaduras na pele exposta em apenas cinco minutos”, tuitou o escritório do National Weather Service. “A melhor coisa que você pode fazer é limitar seu tempo do lado de fora”.

Ao menos 212 milhões de pessoas devem enfrentar temperaturas abaixo de zero. Wisconsin, Michigan, Illinois, Alabama e Mississippi declararam estado de emergência por causa do frio. De acordo com NWS, 75% da população nos Estados Unidos será submetida a temperaturas abaixo de zero até domingo 3.

Em Chicago, no estado de Illinois, a previsão é de que as temperaturas cheguem a até -33°C, com ventos que podem fazer a sensação térmica se aproximar de -46°C. Ao menos 60 centímetros de neve são esperados em Wisconsin. Também deve nevar em estados do sul do país, como Alabama e Geórgia.

Em Minnesota, os meteorologistas afirmam que a sensação térmica pode chegar a -53°C ou até menos. A cidade de Minneapolis tem mínima prevista para esta quarta de -31ºC. No norte do estado, as mínimas chegam perto dos -40°C. A temperatura mais baixa já registrada em Minnesota foi de -51°C, em 1996.

Sul da Flórida

O Sul da Flórida não é atingido por essa massa polar de forma tão intensa, mas não fazia tanto frio numa tarde como a de segunda-feira (28) desde 2014. Até domingo, os termômetros ficarão entre os 50ºF e 60ºF.

Moradores sofrem para tirar a neve das casas FOTO Mary Esch AP
Moradores sofrem para tirar a neve das casas FOTO Mary Esch AP
Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo