Estados Unidos Manchete

Onda de frio já matou 11 pessoas no Leste dos EUA

Chegou a nevar em algumas partes da Flórida; frio deve chegar ao Sul da Flórida na noite desta quarta-feira (3)

Uma onda de frio recorde no leste dos Estados Unidos deixou 11 mortos durante o final de semana prolongado do Ano Novo e permanece ao longo desta semana. As mortes foram relacionadas ao frio extremo. Cinco mortes foram reportadas no Wisconsin, quatro no Texas, uma em North Dakota e outra no Missouri.

O National Weather Service emitiu alertas para a sensação térmica, já que estão previstas temperaturas perigosamente baixas no leste de Montana e por todo o meio-oeste até o litoral do Atlântico e o Nordeste, seguindo ao sul.

Na Flórida – estado conhecido por estar quente o ano todo – chegou a nevar em algumas cidades, como Jacksonville e Tallahassee. Desde 1989 não nevava nessas cidades. No Sul da Flórida, os termômetros vão chegar a incomum casa dos 30ºF (entre 10º e abaixo de 0ºC). De acordo com os meteorologistas, as temperaturas mais frias serão registradas na quinta-feira (4) e sexta-feira (5) na região do Lake Okeechobee e em áreas próximas ao lago no condado de Palm Beach. O vento vai aumentar a sensação de frio na região.

As temperaturas em Boca Raton e West Palm Beach vão chegar aos 36ºF (2º) na manhã de quinta-feira (4). No condado de Broward e Miami-Dade também vai esfriar bastante. Abrigos já estão sendo providenciados para moradores de rua.

Em Orlando, parques aquáticos e algumas atrações dos parques temáticos já estão fechadas.

As autoridades pedem atenção redobrada com carros estacionados embaixo de árvores, já que as iguanas não suportam baixas temperaturas e podem cair das árvores. A temperatura volta a subir na Flórida no início da semana que vem.

Onda gelada

Escolas de Iowa, Massachusetts, Indiana, Ohio e Carolina do Norte cancelaram ou adiaram o início das aulas, já que se espera que os termômetros atinjam entre -11ºC e -17 ºC, algo muito abaixo do normal, em toda a metade leste dos EUA.

“É por causa do frio intenso, que é perigoso demais para deixar as crianças na rua esperando um ônibus que pode não chegar”, disse Herb Levine, superintendente das escolas públicas de Peabody, ao norte de Boston, à afiliada local da rede de televisão CBS.

A previsão é de aumento das temperaturas nas próximas 24 horas, exceto no Nordeste do país.

Muitas partes do país tiveram temperaturas negativas recordes nos últimos dias. Omaha, no Nebraska, registrou -29 ºC, e Aberdeen, em Dakota do Sul, quebrou um recorde de 1919 com uma temperatura de -36 ºC. (Com informações do Sunsentinel e G1).

Carro da polícia com gelo em Tallahassee FOTO FOX 13
Carro da polícia com gelo em Tallahassee (Foto: FOX 13)
Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo