Antonio Tozzi Esportes

Outra final brasileira na Taça Libertadores da América no Maracanã?

Estamos em 2023 e tudo indica que a supremacia brasileira vai continuar. Entre os finalistas, há dois e possivelmente três clubes brasileiros - Palmeiras, Internacional e possivelmente o Fluminense

Equatoriano Enner Valencia foi decisivo na classificação do Colorado sobre o Bolívar em La Paz (Foto: Ricardo Duarte/Internacional)
Equatoriano Enner Valencia foi decisivo na classificação do Colorado sobre o Bolívar em La Paz (Foto: Ricardo Duarte/Internacional)

Os clubes brasileiros participaram de quatro finais consecutivas da principal competição do continente americano: 2019 – Flamengo 2 x 1 River Plate (ARG), Flamengo campeão;  2020 – Palmeiras 1 x 0 Santos, Palmeiras campeão; 2021 – Palmeiras 2 x 1 Flamengo, Palmeiras campeão; 2022 – Flamengo 1 x 0 Athletico-PR, Flamengo campeão.

Estamos em 2023 e tudo indica que a supremacia brasileira vai continuar. Entre os finalistas, há dois e possivelmente três clubes brasileiros – Palmeiras, Internacional e possivelmente o Fluminense (infelizmente o fechamento da edição do AcheiUSA nos impede de registrar o resultado final da partida que reuniu Olimpia/PAR e Fluminense, mas o Tricolor das Laranjeiras jogou em Assunção com a vantagem do empate).

Na Copa Sul-Americana, também é bem possível dar uma final brasileira. O Corinthians e provavelmente o Fortaleza estão classificados, bem como o São Paulo. Como os dois jogos foram realizados na quinta-feira (31), não sabemos quais foram os resultados. Entretanto, o favoritismo era do Fortaleza por ter vencido o América-MG por 3 a 1 e ter decidido em casa. O São Paulo, apesar de ter sido derrotado em Quito por 2 a 1, precisava apenas vencer a LDU do Equador para se classificar. O histórico de viradas do Tricolor paulista no Morumbi é impressionante. Por isto, deve ter superado o time equatoriano, que deveria ter goleado o clube paulista em Quito, mas desperdiçou muitas oportunidades.

Internacional mostra força na Liberta

O sonho de se tornar tricampeão da América nunca esteve tão próximo. Com o Beira-Rio lotado, o Inter venceu o Bolívar por 2 a 0 na noite da terça-feira, com dois gols de Enner Valencia, que já havia decidido a vitória na altitude. O Colorado se garantiu nas semifinais da Conmebol Libertadores e mantém o sonho do título em 2023. Agora, espera por Fluminense ou Olimpia na semi, na qual atinge após oito anos. Os mais de 49 mil torcedores explodiram em festa com a defesa de pênalti de Rochet nos minutos finais.

O estádio lotado aplaudiu de pé uma atuação de gala de Enner Valencia. O equatoriano fez os dois gols colorados na vitória sobre o Bolívar e foi o grande nome da classificação às semifinais, já que também foi o autor do gol da vitória em La Paz. O primeiro gol saiu logo aos 10 minutos de partida e deu toda a tranquilidade do mundo. Wanderson fez boa jogada pela esquerda e cruzou para o chute de primeira do camisa 13. Na etapa final, o centroavante recebeu em profundidade, tirou Ferreyra para dançar e acertou um chute com força.

O jogo ficou sete minutos parado no final da primeira etapa. Mas a confusão ocorreu fora do Beira-Rio. No entanto, a polícia precisou utilizar gás de pimenta para dispersar torcedores do lado de fora, e os jogadores acabaram por sentir os efeitos no gramado do estádio colorado. Quando o incômodo diminuiu, o árbrito retomou a partida. Este incidente pode causar algum tipo de punição ao Colorado por parte da Conmebol – entidade que administra o futebol da América do Sul.

O próximo jogo do Inter será no sábado (2), contra o Goiás, na Serrinha, pelo Brasileirão. As semifinais da Libertadores estão marcadas para as semanas dos dias 25 de setembro e 2 de outubro.

Palmeiras faz treino de luxo e está na semi da Liberta

Kevin fez sua estreia na Copa Libertadores como jogador profissional do Palmeiras na partida contra o Deportivo Pereira (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)
Kevin fez sua estreia na Copa Libertadores como jogador profissional do Palmeiras na partida contra o Deportivo Pereira (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

O Palmeiras empatou por 0 a 0 com o Deportivo Pereira-COL, na quarta-feira (30), no Allianz Parque, e garantiu uma vaga na semifinal da Libertadores pela 11ª vez em sua história (recorde entre os clubes brasileiros), sendo a quarta consecutiva (igualando o recorde brasileiro do Santos, entre 1962 e 1965). O primeiro duelo com o rival colombiano, na Colômbia, terminou 4 a 0 para o Verdão.

O Verdão já disputou 47 confrontos eliminatórios na história da Libertadores, levando a melhor em 32 e sendo eliminado (ou ficando com o vice-campeonato) 15 vezes. Contra estrangeiros, o Verdão levou a melhor nos últimos sete mata-matas pela Libertadores. No total, o Palmeiras venceu 17 de 25 confrontos eliminatórios contra estrangeiros na história da Libertadores e perdeu oito.

O Palmeiras está invicto há 15 jogos como mandante pela Libertadores, com dez vitórias e cinco empates desde maio de 2021. No geral, são apenas duas derrotas nas últimas 30 partidas pela competição, com 20 vitórias e oito empates.

Além disso, com seis partidas consecutivas sem sofrer gols (Atlético-MG, Cruzeiro, Cuiabá, Deportivo Pereira-COL, Vasco e novamente Deportivo Pereira-COL), o Palmeiras registrou a maior sequência isolada de jogos sem ser vazado desde o início da era Abel Ferreira, superando as séries de cinco jogos registradas de fevereiro a março de 2022 e em julho de 2021.

Classificado, o Palmeiras enfrenta nas semifinais o Boca Juniors, que eliminou o Racing nos pênaltis também nesta quarta-feira, em Avellaneda, após empates sem gols nos dois duelos. Os jogos das semis serão nas semanas de 27 de setembro e 4 de outubro. O time de Buenos Aires chegou à semfinal sedm ter vencido nehuma partida. Pelas oitavas de final, foram dois empates com o Nacional do Uruguai (0 a 0 e 1 a 1), e dois novos empates nas quartas de final com o Racing de Avellaneda (duas partidas sem gols).

O Boca Juniors é asa negra do Palmeiras. O clube argentino derrotou o Verdão na final de 2000 e eliminou o Palmeiras nas semifinais de 2001 e 2018. Apesar desse retrospecto, o Alviverde paulista tem vantagem sobre os Xeneizes, com oito vitórias, quatro derrotas e treze empates, com direito a uma goleada de 6 a 1 no antigo Palestra Itália, no dia 6 de março de 1994, e com o Palmeiras marcando 39 gols e sofrendo 30 gols.

Timão elimina Estudiantes em uma partida atípica

Cássio foi o herói do Corinthians na classificação contra o Estudiantes em La Plata, na Argentina (Foto: Rodrigo Coca/Ag.Corinthians)
Cássio foi o herói do Corinthians na classificação contra o Estudiantes em La Plata, na Argentina (Foto: Rodrigo Coca/Ag.Corinthians)

Esta foi uma partida para entrar nos anais da história do futebol, particularmente do futebol sul-americano. O Corinthians fez um a partida sofrível, contou com a ajuda da trave, e com o desempenho brilhante de Cássio e está na semifinal da Copa Sul-Americana.

Na noite da terça-feira (29), depois de perder por 1 a 0 no tempo normal para o Estudiantes, em La Plata, na Argentina, pelo jogo de volta das quartas de final, o Timão venceu o adversário nos pênaltis por 3 a 2. Com a bola rolando, o time de Luxemburgo foi amplamente dominado pelos argentinos, que não conseguiram transformar as inúmeras chances nos gols necessários para avançar de fase. Mesmo amassado, o Corinthians se segurou, tomou quatro bolas na trave (mais duas no travessão nos pênaltis) e mantém vivo o sonho do título.

Na disputa, o Corinthians venceu por 3 a 2. Fábio Santos, Fausto Vera e Rojas fizeram para o Timão. Giuliano errou. E Sosa e Méndez fizeram para o Estudiantes. Rollheiser, Lollo e Ascacíbar erraram.

O Corinthians volta a campo no domingo (3) contra o rival Palmeiras, na Neo Química Arena, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. Depois, por causa da Data Fifa, o nacional só volta a ser disputado na semana de 13 de setembro.

Fogão perde para Defensa y Justicia e está fora da Sula

Lucas Fernandes fez o único gol do Botafogo na Argentina na derrota de 2 a 1 para o Defensa y Justicia (Foto: Vitor Silva/Botafogo FR)
Lucas Fernandes fez o único gol do Botafogo na Argentina na derrota de 2 a 1 para o Defensa y Justicia (Foto: Vitor Silva/Botafogo FR)

O Botafogo nunca mostrou muito entusiasmo por este torneio. Os treinadores (Luiz Castro e Bruno Lage) sempre escalaram equipes alternativas porque o foco sempre foi a conquista do Campeonato Brasileiro.

Na quarta-feira (30) sua campanha na Copa Sul-Americana terminou, depois de perder o jogo de volta das quartas de final para o Defensa y Justicia por 2 a 1, gols de Nicolás Fernández (2) para os argentinos, e Lucas Fernandes para o Alvinegro carioca. Essa é a primeira derrota do Glorioso desde o dia 3 de junho. Foram 19 partidas consecutivas sem sair de campo derrotado.

A primeira etapa foi de poucas emoções. O Defensa controlou o jogo na maior parte do tempo e abriu o placar com Nicolás Fernandez após falha de Di Plácido. Em vantagem, o time argentino passou a cozinhar o jogo e o Botafogo pouco ameaçou. Nos acréscimos, Tchê Tchê sofreu falta na entrada da área. Lucas Fernandes cobrou na trave, a bola bateu no goleiro Bologna e entrou, dando o empate para os brasileiros.

A volta da segunda etapa mostrou um Botafogo um pouco mais agressivo, tentando a virada, mas se expondo defensivamente. Especialmente depois das saídas de Marlon e Danilo Barbosa, o time se abriu muito para o ataque do Defensa y Justicia e Nicolás Fernández aproveitou. Depois de belo cruzamento de Soto, o camisa 29 cabeceou entre Cuesta e Marçal para recolocar os argentinos à frente. O Alvinegro ensaiou uma pressão, mas não conseguiu criar grandes oportunidades e acabou eliminado.

O Botafogo agora volta às atenções para o Campeonato Brasileiro, em que é líder com 51 pontos somados e 11 de vantagem sobre o segundo colocado, o Palmeiras. No sábado (2), enfrenta o Flamengo no Estádio Nilton Santos pela 22ª rodada, em uma partida com ingressos esgotados pela torcida botafoguense.


Dado Cavalcanti integra seleção brasileira nas Eliminatórias em comissão de Diniz

Dado Cavalcanti trocou o América-RN, rebaixado para a Série C, pelo trabalho na comissão técnica de Fernando Diniz (Foto: Canindé Pereira/América FC)
Dado Cavalcanti trocou o América-RN, rebaixado para a Série C, pelo trabalho na comissão técnica de Fernando Diniz (Foto: Canindé Pereira/América FC)

Liderada por Fernando Diniz – conciliando o cargo de forma temporária -, a comissão técnica da Seleção Brasileira ganha um novo integrante nas Eliminatórias da Copa: o técnico pernambucano Dado Cavalcanti – que comandou o América-RN, rebaixado à Série D nesta temporada.

O treinador será um dos auxiliares de Diniz – que tem Eduardo Barros no cargo principal – e estará presente na estreia do Brasil nas Eliminatórias do Mundial, diante da Bolívia, no dia 8 de setembro, no estádio Mangueirão, em Belém, no Pará. Depois deste compromisso, a seleção brasileira vai jogar com o Peru, em Lima, no dia 12 de setembro.

A lista inicial de convocados por Fernando Diniz já sofreu duas baixas: Vinicius Jr (atacante do Real Madrid) se lesionou e foi cortado. Para o seu lugar, a comissão técnica convocou Rafinha, do Barcelona. O goleiro Bento, do Athletico-PR, que foi convocado pela primeira vez em sua carreira, também se lesionou e seu substituto será o goleiro Lucas Perri, do Botafogo, outro novato na seleção brasileira.

Pia está fora da seleção brasileira feminina

A técnica Pia Sundhage foi demitida do comando da seleção brasileira feminina. A sueca de 63 anos deixa o cargo cerca de um mês após a eliminação precoce do Brasil na fase de grupos da Copa do Mundo da Austrália e da Nova Zelândia.

Pia tinha contrato até o fim dos Jogos Olímpicos de Paris, em agosto de 2024, mas a CBF decidiu encerrar o vínculo. Junto com a treinadora, deixam a seleção seus auxiliares Lilie Persson e Anders Johansson, e a observadora técnica Ann-Helen Grahm, todos também suecos.

A saída de Pia faz parte de uma ampla reformulação do futebol feminino na CBF. Após a Copa, houve demissões em toda a estrutura, incluindo as divisões de base, com as saídas da coordenadora de seleções, Ana Lorena Marche; a supervisora da seleção principal, Mayara Bordin; o técnico da seleção sub-20, Jonas Urias, e sua auxiliar Bia Vaz; e a assessora de imprensa, Laura Zago.


Brasileiro Felipe Drugovich fará TL1 em Monza com a Aston Martin

Felipe Drugovich participará do primeiro treino livre da F1 pilotando um dos carros da Aston Martin na pista de Monza, Itália (Foto: astonmartinf1)
Felipe Drugovich participará do primeiro treino livre da F1 pilotando um dos carros da Aston Martin na pista de Monza, Itália (Foto: astonmartinf1)

O piloto paranaense Felipe Drugovich estará na pista em Monza com a Aston Martin. Ele é o reserva oficial da equipe na Fórmula 1, e fará o TL1 (primeiro treino livre) na Itália no lugar de Lance Stroll.

Todas as equipes precisam colocar na pista um novato que tenha participado de no máximo duas sessões de TL1 durante a temporada. A primeira equipe a cumprir com a regra foi a Ferrari, ao colocar Robert Shwartzman no lugar de Carlos Sainz no treino livre na Holanda. Oscar Piastri, Logan Sargeant e Nyck de Vries participaram da corrida de abertura ocorrida no Bahrein.

Mike Krack, chefe de equipe da Aston Martin, elogiou o novato:  “Estamos muito satisfeitos por poder oferecer a Felipe outra oportunidade de pilotar o AMR23. Ele demonstrou sua capacidade nos testes de pré-temporada, com uma contribuição vital para o desenvolvimento inicial do carro pela equipe. Monza oferecerá outra chance para Felipe trabalhar em estreita colaboração com os engenheiros e mecânicos e aumentar sua confiança em uma sessão crítica para a equipe. Estamos ansiosos para maximizar essa sessão juntos.”,

Felipe Drugovich faz parte do programa de jovens pilotos da Aston Martin desde o ano passado, quando foi campeão da Fórmula 2 e aceitou assinar com a equipe britânica para ocupar o cargo de reserva, que divide com o belga Stoffel Vandoorne.

Além da F1, Felipe Drugovich também é um dos nomes cotados para conseguir uma vaga na Fórmula E na próxima temporada.

Neto de Fittipaldi pode ser novo astro do automobilismo

Fittipaldi, neto do campeão Emerson Fittipaldi , surge como potencial piloto de primeira linha (Foto: Beto Issa/Divulgação)
Fittipaldi, neto do campeão Emerson Fittipaldi , surge como potencial piloto de primeira linha (Foto: Beto Issa/Divulgação)

A vitória de Enzo Fittipaldi na Fórmula 2, na preliminar do GP da Bélgica da Fórmula 1 colocou o brasileiro novamente nos holofotes de quem o considera o grande nome do País para o futuro no automobilismo mundial por causa de bons resultados como campeão da Fórmula 4 Italiana, vice-campeão da Fórmula Regional Europeia e chamou atenção ao conquistar pódios com a pior equipe da F2, a Charouz.

Isso garantiu ao neto de Emerson Fittipaldi um contrato para entrar na Academia de Pilotos da Red Bull em 2023. A Academia de Pilotos Red Bull é a que mais promoveu tantos jovens talentos para a elite de esporte mundial como a academia de pilotos da Red Bull. Afinal, a equipe inclusive tem um time subsidiário que tem por proposta justamente servir de porta de entrada para novatos, a AlphaTauri (ex Toro Rosso). Foi por ela inclusive que vieram os grandes campeões da Red Bull, como Sebastian Vettel e Max Verstappen.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo