O padre Jesus Gabriel Saldaña, de 72 anos, da St. Kevin Catholic Parish, em Miami-Dade, foi preso no sábado, 22, em virtude de uma briga ocorrida em 6 de novembro durante uma ação de arrecadação de doações na igreja. Acusado de agressão e invasão de veículo, o religioso negou as denúncias, afirmando que agiu em legítima defesa. As fianças totalizam mais de $ 12 mil, e a Arquidiocese de Miami ainda não se pronunciou publicamente sobre o caso.
O confronto teria começado quando uma voluntária começou a fotografar um cartaz com conteúdo político e mensagens anticastristas que estava entre os donativos que seriam encaminhados a Cuba. O pároco responsável pela igreja pediu que ela parasse de registrar as imagens e deixasse o local. Após a recusa, a discussão evoluiu para agressão física.
De acordo com o boletim de ocorrência, o sacerdote teria avançado sobre a mulher, que o mordeu no braço e fugiu para seu veículo. Saldaña a teria seguido, invadido o automóvel e danificado o retrovisor e o câmbio enquanto tentava pegar a bolsa da mulher — supostamente em busca do telefone usado para registrar as imagens. Depois de se afastar do local, a mulher passou mal e foi internada em virtude de complicações cardíacas relacionadas às condições preexistentes.
