Local

Pais de adolescente que atirou e matou quatro colegas em escola de Michigan são condenados

Segundo a decisão, os pais não tomaram medidas que poderiam ter evitado a tragédia

Ethan Robert Crumbley, 15, e os pais Jennifer e James Crumbley. Foto: Oakland County Sheriff’s Office/Handout

Uma juíza condenou os pais de um adolescente de 15 anos que atirou em quatro estudantes em uma escola de Michigan em 2021. A sentença de pelo menos 10 anos de prisão foi dada na terça-feira (9). Segundo a decisão, os pais não tomaram medidas que poderiam ter evitado a tragédia.

Jennifer e James Crumbley são os primeiros pais condenados em um tiroteio em massa em uma escola nos EUA. Eles responderam por homicídio culposo depois que os promotores apresentaram evidências de uma arma desprotegida em casa e a indiferença em relação à saúde mental do adolescente.

Segundo as autoridades, Ethan Crumbley desenhou imagens sombrias de uma arma, uma bala e um homem ferido em uma tarefa de matemática, acompanhadas de frases violentas. Os funcionários da Oxford High School não exigiram que o adolescente voltasse para casa, mas ficaram surpresos quando os pais não o fizeram voluntariamente durante uma breve reunião na escola. Os funcionários da escola disseram que Ethan poderia ficar no campus. Um conselheiro, Shawn Hopkins, disse acreditar que seria mais seguro para o menino do que ficar sozinho em casa.

Ninguém, porém, verificou a mochila de Ethan. Mais tarde naquele dia, 30 de novembro de 2021, o jovem tirou uma arma da mochila e começou a atirar, matando Tate Myre, Hana St. Juliana, Shilling e Baldwin, e ferindo outras sete pessoas. Ethan, agora com 17 anos, cumpre pena de prisão perpétua por assassinato e outros crimes.

“Essas condenações não têm a ver com má educação. Elas confirmam atos repetidos, ou falta de atos, que poderiam ter parado um trem desgovernado que se aproximava. É sobre ignorar repetidamente coisas que fariam uma pessoa razoável se assustar”, disse a juíza Cheryl Matthews. “A oportunidade bateu repetidamente – cada vez mais alto – e foi ignorada. Ninguém respondeu”, completou.

Os advogados de defesa pediram que os Crumbleys fossem poupados da pena de prisão, observando que eles já cumpriram quase 2 anos e meio de prisão depois de não conseguirem pagar uma fiança de $ 500 mil após sua prisão. Os Crumbleys terão direito à liberdade condicional após cumprir 10 anos de prisão e receberão crédito pela pena já cumprida.

*com informações da AP

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo