Estados Unidos Manchete

Palm Beach decreta ordens de evacuação para 150 mil moradores

Costa leste da Flórida continua no caminho do furacão Matthew, que pode chegar com categoria 4 ao estado na noite de quinta

Trajetória de Matthew segundo o boletim de 5p.m de quarta-feira

Cerca de 150 mil estão com ordens para evacuar áreas de risco no condado de Palm Beach na noite desta quarta, enquanto a trajetória projetada para o furacão Matthew aponta para mais perto do Sul da Flórida.

A ordem, que não significa a retirada à força, aplica-se aos moradores das ilhas, de trailers e áreas mais baixas.

A ordem veio depois que o National Weather Center subiu para 50% a probabilidade do condado sofrer ventos com força de furacão e o National Hurricane Center avisou sobre o “perigo de morte” que pode vir com as inundações causadas pelas ondas do mar ao norte do condado.

O boletim das 5 p.m. do National Hurricane Center colocou a costa central da Flórida próxima do centro do cone de probabilidades da trajetória de Matthew. O cone inclui uma vasta área que vai do norte do condado de Miami-Dade até a South Carolina.

Segundo o boletim da tarde de quarta-feira do NWC, a probabilidade do condado de Broward receber ventos com força de furacão era de 30% e em Miami-Dade de 10 a 20%.

“Matthew é um furacão extremamente perigoso, capaz de causar larga devastação ao longo da costa leste da Flórida”, diz o boletim das cinco horas da tarde de quarta.

Os abrigos já estão abertos em todos os condados. Em Delray Beach foi decretado um toque de recolher das 6 p.m de quinta às 6 a.m. de sexta.

O aeroporto de Fort Lauderdale-Hollywood anunciou que estará fechado a partir das 10 da manhã de quinta. Dezenas de voos foram cancelados lá e em outros aeroportos da região. Os aeroportos de Miami e Palm Beach não divulgaram fechamentos.

A possibilidade do sul da Flórida receber o impacto de um furacão da categoria 3 (no mínimo) representa a maior ameaça ao estado em muitos anos.

A previsão atual é que Matthew possa chegar à categoria 4 quando se aproximar do estado. Furacões de categoria 4 causam danos “catastróficos”, segundo o centro de furacões.

“Casas sólidas podem sofrer danos severos, com perda da maioria da estrutura do telhado e algumas paredes exteriores”, diz o guia do centro de furacões. “A maioria das árvores caem ou são arrancadas pela raiz, e postes de luz são derrubados. As árvores e postes caídos podem isolar algumas áreas residenciais. Cortes de luz podem durar semanas e até mesmo meses.”

O condado de Palm Beach abriu oito abrigos: Atlantic High School, Boynton Beach High School, Lakeshore Middle School, Forest Hill High School, Pahokee Middle School, Palm Beach Central High School, Palm Beach Gardens High School e Park Vista High School. Um abrigo que aceita animais de estimação abriu no West Boynton Recreation Center, e um para moradores com cuidados médicos especiais em South Florida Fairgrounds.

Nove abrigos estão disponíveis em Broward: Lyons Creek Middle School, 4333 Sol Press Blvd., Coconut Creek; Coral Glades High School, 2700 Sportsplex Dr., Coral Springs; Fox Trail Elementary School, 1250 Nob Hill Rd., Davie; Rock Island Elementary/Arthur Ashe Middle School, 1701 N.W. 23rd Ave., Fort Lauderdale; and Everglades High School, 17100 SW 52 Ave., Miramar.

A companhia de força e luz do estado já está com um exército de 4 mil funcionários prontos para emergências e para começar imediatamente após a tempestade o trabalho de restabelecimento da luz.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo