Antonio Tozzi Esportes

Palmeiras está cada vez mais perto do título do brasileirão 2022

Endrick se torna o jogador mais novo a atuar pelo Palmeiras (Foto: Cesar Greco)
Endrick se torna o jogador mais novo a atuar pelo Palmeiras (Foto: Cesar Greco)

O Palmeiras goleou o Coritiba por 4 a 0, no Allianz Parque, na quinta-feira (6), com gols de Mayke, Rony, Gustavo Gomez e Breno Lopes. O Verdão abriu doze pontos de vantagem sobre o Internacional, vice-líder do Campeonato Brasileiro de 2022, e praticamente garantiu o título de campeão. A dúvida agora não é se o Palmeiras será campeão, mas, sim, quando será confirmado o título.

A principal novidade foi a primeira participação de Endrick, um garoto de 16 anos e três meses, que se tornou o mais jovem jogador a atuar na equipe profissional pelo Verdão. Ovacionado pela torcida de quase 40 mil pessoas, que lotou o Allianz Parque mais uma vez, o garoto teve duas grandes chances de marcar um gol em sua estreia. Nas duas vezes, parrou nas boas defesas do goleiro Gabriel do Coritiba, mas nada que tenha irritado seus companheiros e principalmente os torcedores – que ficaram em êxtase com a entrada em campo da “maior promessa do futebol brasileiro depois de Neymar”, segundo alguns analistas.

Por fim, o Alviverde paulista tem 19 vitórias contra 14 do Inter. Ou seja, é praticamente impossível o Palmeiras deixar de ser campeão. A briga esquentou mesmo pelas vagas diretas à Copa Libertadores da América. 

Se o Brasileirão terminasse hoje, Internacional, Fluminense e Corinthians estariam garantidos na principal competição continental. Além destes clubes, Flamengo, Athletico-PR, Atlético-MG e América-MG também estão na briga. Provavelmente, haverá oito brasileiros classificados para a Libertadores. 

O vencedor da Copa do Brasil, Flamengo ou Corinthians, também se garantirá entre os representantes brasileiros. Ou seja, serão cinco classificados diretamnte, podendo subir para seis, caso o Furacão vença o duelo com o Flamengo na final da atual edição da Copa Libertadores da América. Os outros dois se classificam para a fase da Pré-Libertadores, que inclui um mini torneio com pré-classificados de outros países para entrar na Fase de Grupos da Libertadores. 

Apenas o São Paulo pode surpreender e entrar no grupo dos pré-classificados. O Tricolor paulista, depois da decepção com a derrota para o Independiente del Valle do Equador, na final da Copa Sul-Americana, jogou na quinta-feira (6) com o América-MG em Belo Horizonte e venceu o Coelho de virada por 2 a 1, com gols de Calleri e Alison, e de Aloisio Boi Bandido para o time mineiro.

Quem está vindo em recuperação é o Botafogo. Depois de perder para o Palmeiras, o Glorioso derrotou o Avaí por 2 a 1 na Ressacada, com gols de Vitor Cuesta e Tiquinho Soares, e de Bissoli para o time catarinense – sério candidato ao rebaixamento para a Série B. São Paulo e Botafogo se enfrentam em confronto direto no próximo domingo (9) no Morumbi, em São Paulo.

Resultados da 30ª rodada

A 30ª rodada da principal competição do Brasil favoreceu ainda mais o Palmeiras, pois seus principais perseguidores tropeçaram em seus compromissos. O Internacional foi ao Rio de Janeiro e arrancou um empate com o poderoso Flamengo, que entrou em campo com seu time titular no último teste antes da final da Copa do Brasil. Não foi por falta de tentativa que o Flamengo ficou no 0 a 0 com o Inter na noite da quarta-feira (5). O time de Dorival Júnior pressionou ao longo da partida para sair com uma vitória no Porém, parou no sistema defensivo gaúcho. Principalmente, em uma noite iluminada de Keiller. 

O poderoso ataque flamenguista parou nas mãos de Keiller (ao centro) (Foto: Ricardo Duarte/Internacional)
O poderoso ataque flamenguista parou nas mãos de Keiller (ao centro) (Foto: Ricardo Duarte/Internacional)

Pior do que o Inter, fez o Fluminense, que perdeu de virada para o Atlético-GO por 3 a 2, na noite da quarta-feira (5), no Antônio Accioly. Após Arias abrir o placar de pênalti e Cano ampliar, o Dragão foi valente e buscou os três pontos em casa com gols de Churín, também de pênalti, Baralhas e Marlon Freitas.

O Atlético-MG venceu o Santos por 2 a 1 na quarta-feira (5), na Vila Belmiro. Após um primeiro tempo de pouca emoção, a segunda etapa concentrou os momentos mais importantes. O Galo vencia o Peixe com um gol de Hulk até os 42 minutos, quando Marcos Leonardo empatou de pênalti. No lance seguinte, os mineiros tiveram penalidade a seu favor, e Nacho marcou. O resultado dá a segunda vitória seguida para os visitantes, em busca de retornar ao G-6 por uma vaga na Libertadores. E ao Santos, o resultado emperra de vez alguma reação também na tentativa de estar na próxima edição da competição sul-americana.

Nacho Fernandez fez o gol da vitória do Galo na Vila Belmiro (Foto: Atlético-MG/site oficial)
Nacho Fernandez fez o gol da vitória do Galo na Vila Belmiro (Foto: Atlético-MG/site oficial)

Furacão e Corinthians também tropeçam

Finalista da Copa Libertadores da América, Athletico-PR teve de se contentar com um empate com o Fortaleza em 1 a 1, na noite da quarta-feira (5), com gols de Pablo e Galhardo, na Arena da Baixada. O Athletico-PR chegou a marcar outro no primeiro tempo, que foi anulado após revisão do VAR. O Leão faz um bom returno: em 11 jogos, são sete vitórias, dois empates e duas derrotas. O Athletico-PR tem 48 pontos, em sexto colocado. O Fortaleza tem 38 pontos, em nono. 

Talvez a maior decepção da rodada tenha sido o Corinthians. O Timão teve pela frente na terça-feira (4) o Juventude, em Caxias do Sul. O lanterna do campeonato e virtualmente rebaixado Alviverde da serra gaúcha conseguiu arrancar um empate com o Alvinegro paulista, que colocou em campo seus principais jogadores para um importante teste a fim de o técnico Vitor Pereira tirar suas últimas dúvidas sobre o time ideal para entrar em campo na primeira partida das finais da Copa do Brasil, marcada para a quarta-feira, 12 de outubro, na Neo Química Arena, em São Paulo.

Isidro Pitta marcou o gol de empate contra o Timão no Estádio Alfredo Jaconi (Foto: Fernando Alvez/Juventude EC)
Isidro Pitta marcou o gol de empate contra o Timão no Estádio Alfredo Jaconi (Foto: Fernando Alvez/Juventude EC)

Vale destacar que o Corinthians vive seu melhor momento na temporada, sobretudo em relação ao crescimento futebolístico de Yuri Alberto, Roger Guedes e Renato Augusto. No entanto, a equipe demonstrou uma certa displicência e foi punida com dois erros individuais de Raul Gustavo e de Gustavo Mosquito, que perderam bolas fáceis e geraram os dois gols do Juventude, anotados pelos paraguaios Oscar Ruiz e Isidro Pitta. Os gols corintianos foram marcados por Giuliano e Yuri Alberto. Mesmo com o empate, a equipe gaúcha está isolada na lanterna, com apenas 20 pontos.

Red Bull Bragantino saiu de seu inferno astral. Afinal, foram nove partidas sem comemorar uma vitória. Mas, na noite da quarta-feira (5), o Red Bull Bragantino pôs fim ao jejum. Venceu o Cuiabá por 2 a 1, de virada, no estádio Nabi Abi Chedid, e pôs fim à sequência negativa. O Dourado, por outro lado, sofre o segundo revés seguido e permanece na zona de rebaixamento. Os gols foram marcados por Eric Popó e Artur para o time de Bragança Paulista, enquanto Deivyson fez o gol do time do Centro-Oeste.

Ceará e Goiás empataram em 1 a 1 diante da torcida alvinegra. Mendoza abriu o placar no início do segundo tempo. Após confusão em lance com Mendoza e muita reclamação com a arbitragem, Vina foi expulso aos 15 e o Vovô ficou com um jogador a menos. Nos acréscimos, Nicolas balançou as redes. Após longa revisão do VAR, o empate foi confirmado o empate. Com o resultado, o Ceará soma 32 pontos e dorme na 15ª posição. O Goiás soma 38 pontos e está na 11ª posição. 

Itália pede extradição de Robinho ao Brasil 

Robinho, cuja carreira foi encerrada de forma melancólica, tem seu destino nas mãos do governo brasileiro (Foto: Flickr Santos)
Robinho, cuja carreira foi encerrada de forma melancólica, tem seu destino nas mãos do governo brasileiro (Foto: Flickr Santos)

O Ministério da Justiça da Itália pediu na terça-feira (4) a extradição do ex-atacante Robinho, que foi condenado em janeiro deste ano a cumprir pena de nove anos de prisão por estupro.

Além do ex-atleta, o governo italiano também pediu a extradição de Ricardo Falco, amigo do brasileiro, que foi um dos envolvidos no episódio de violência sexual ocorrido em 2013, em uma boate em Milão.

Os outros quatro envolvidos no episódio não foram rastreados pela Justiça do país europeu, e, portanto, não puderam ser processados.

Robinho e Falco foram sentenciados por conta do estupro de uma jovem albanesa de 22 anos, em janeiro de 2013. Na ocasião, a mulher estava na mesma boate que Robinho e cinco amigos dele, em Milão. O grupo ofereceu bebidas até “deixá-la inconsciente e incapaz de se opor”, de acordo com a investigação. Em seguida, ela foi levada para um camarim, onde o sexteto manteve “múltiplas e consecutivas relações sexuais” com a albanesa.

O futuro de Robinho, que vive na cidade de Santos e é frequentemente visto jogando futevôlei na praia, agora dependerá do governo do Brasil. Historicamente, o país não extradita seus próprios cidadãos. No entanto, é possível que as nações cheguem a um acordo para que o ex-jogador cumpra a sentença em uma prisão brasileira.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo