Antonio Tozzi Esportes

Palmeiras vence Brasileirão e Santos cai para a Série B

Palmeirenses comemoram a conquista do Brasileirão pela 12ª vez em sua história (Foto: Cesar Greco/SEP)
Palmeirenses comemoram a conquista do Brasileirão pela 12ª vez em sua história (Foto: Cesar Greco/SEP)

Em um jogo puramente protocolar, Cruzeiro e Palmeiras empataram em 1 a 1 no Mineirão. O resultado serviu para ratificar o título anunciado do Verdão, que terminou como campeão do Campeonato Brasileiro, com 70 pontos – a mais baixa pontuação de uma equipe campeã na era dos pontos corridos.  

Para a torcida palmeirense, sua comissão técnica, diretoria e jogadores isso pouco importa. A verdade é que a equipe comandada por Abel Ferreira soube aproveitar a derrocada inacreditável do Botafogo. Para se ter uma ideia, nas últimas onze partidas a equipe obteve oito vitórias, dois empates e apenas uma derrota, ou seja, dos 33 pontos disputados faturou 26. Em contrapartida, o Botafogo que liderou o campeonato por boa parte do tempo nesse período colecionou sete derrotas e quatro empates. 

Para muita gente, o Fogão não teve estrutura psicológica para segurar a liderança e interromper um jejum de 28 anos e terminar no topo da tabela do Brasileirão, pois sua última grande conquista ocorreu em 1995, quando derrotou o Santos em uma partida que contou com uma arbitragem polêmica. 

A verdade é que o declínio do Glorioso deixou o campeonato aberto e vários candidatos se apresentaram como postulantes ao título. Além do Palmeiras, Flamengo e Atlético-MG despontaram como desafiantes com grandes chances de derrubar o Alvinegro carioca. Entretanto, apesar da boa campanha do Galo, que foi o campeão do segundo turno, ele não conseguiu alcançar o Alviverde paulista e o Flamengo oscilou bastante. 

Aliás, a temporada do Rubro-Negro carioca foi decepcionante. Depois de ter conquistado a Copa do Brasil e a Taça Libertadores da América em 2022, a equipe da Gávea se credenciou a disputar títulos em sete competições – e perdeu todas. A primeira decepção foi a derrota para o Flamengo na disputa da Supercopa, quando perdeu por 4 a 3 para o Palmeiras em Brasília.  

O grande objetivo, no entanto, era o Mundial de Clubes, e enfrentar o Real Madrid, campeão da Champions League. Porém, a derrota para o Al-Hilal da Arábia Saudita impediu o confronto. A frustração poderia ser atenuada pela conquista do Campeonato Carioca, mas a goleada de 4 a 1 para o Fluminense deixou os torcedores irritados. A má fase continuou com a perda da Recopa para o Independiente del Valle. 

Com a chegada das competições mais importantes, as esperanças do Flamengo se renovaram. Mas os resultados foram decepcionates. Eliminado nas oitavas de final para o Olimpia do Paraguai, derrota para o São Paulo nas finais da Copa do Brasil e um quarto lugar no Brasileirão – pelo menos, conseguiu a classificação direta para a fase de grupos da Libertadores 2024, juntamente com Palmeiras (campeão), Grêmio (vice) e Atlético-MG, terceiro colocado, além de Fluminense, campeão da Libertadores, e São Paulo, campeão da Copa do Brasil. Botafogo e Red Bull Bragantino, quinto e sexto colocados do Brasileirão, disputarão a Pré-Libertadores. 

Voltando ao Palmeiras, o time subiu de produção após ter sido eliminado pelo Boca Juniors na semifinal da Libertadores. Os méritos devem ser divididos por todos integrantes da comissão técnica e pelo elenco, mas dois personagens devem ser exaltados. O treinador Abel Ferreira, que se reinventou e mudou o sistema de jogo e colocou novas jogadores no time titular, e Endrick, o jovem atacante de apenas 17 anos que se transformou no artilheiro da equipe e chamou a responsabilidade para si na partida emblemática da campanha do Verdão, que foi a vitória de virada do time por 4 a 3 sobre o Botafogo no Engenhão. 

A má notícia é que a manutenção de Endrick no bicampeão brasileira será curta, porque ele se apresentará ao Real Madrid em julho, ao completar 18 anos. Além disto, a permanência de Abel Ferrreira e sua comissão técnica ainda é incerta. Embora seu contrato somente se encerrará no final nedo ano que vem, ele teria recebido uma oferta astronômica para treinar o Al Sadd do Catar a partir de janeiro de 2024. 

Leila Pereira, presidente do Palmeiras, promete tentar de tudo para manter Abel Ferreira no comando técnico da equipe e, se possível, segurá-lo até meados de 2025 quando o Verdão disputará o Campeonato Mundial Interclubes nos Estados Unidos. 

Em contraponto à alegria dos palmeirenses, os santistas estão tristes por terem caído pela primeira vez em seus 111 anos de história para a segunda divisão do futebol brasileiro. O clube vinha em descendente há algum tempo e este ano foi horrível, tanto que o Santos sequer se classificou para disputar a Copa do Brasil em 2024. Para piorar, sua torcida invadiu o gramado, jogou bombas dentro e fora do estádio da Vila Belmiro, e queimou veículos. Isto pode ter consequências adversas no futuro, como a perda de mandos de jogos no Campeonato Brasileiro da Série B. 

Empate garante título do Verdão  

Endrick foi o autor do primeiro e do último gol do Palmeiras no Brasileirão. O primeiro foi contra o Cuiabá no Allianz Parque e o último foi diante do Cruzeiro no Mineirão (Foto: Cesar Greco/SEP)
Endrick foi o autor do primeiro e do último gol do Palmeiras no Brasileirão. O primeiro foi contra o Cuiabá no Allianz Parque e o último foi diante do Cruzeiro no Mineirão (Foto: Cesar Greco/SEP)

O Campeonato Brasileiro mais louco e imprevisível dos últimos anos terminou da maneira mais familiar possível: com o Palmeiras campeão – bicampeão consecutivo, 12 vezes no total, cada vez mais distante dos rivais. o empate por 1 a 1 com o Cruzeiro (gols de Endrick e Nikão), nesta quarta-feira, no Mineirão, foi mera formalidade para fechar aquela que será considerada a maior virada da história dos pontos corridos.  

E que só poderia vir de um time. O Palmeiras da cabeça fria não se abalou quando caiu na Copa do Brasil diante do rival São Paulo, eliminado da Libertadores em casa, nas semifinais contra o Boca Juniors e nem quando se viu a 14 pontos do líder Botafogo na única competição que havia sobrado em 2023. Aí entrou o Palmeiras do coração quente, do “dá a bola em mim”, dos multicampeões, do fenômeno Endrick, do caldeirão Allianz Parque e do incansável e genial Abel Ferreira.  

Pouco a pouco, o Verdão dizimou a vantagem dos rivais e, quando assumiu a liderança, até o maior hater sabia que ela não trocaria mais de dono (só o próprio palmeirense, pessimista por natureza, temia um desfecho diferente). Mas este Palmeiras tem tudo: é o DNA vencedor, é a Terceira Academia, é a Segunda Arrancada Heróica, é o clube mais vitorioso do Brasil.  

E para o Cruzeiro também houve alegria: o time está classificado para a Copa Sul-Americana de 2024.  

Grêmio vence no Maracanã na despedida de Suarez 

Luis Suarez deixa o Grêmio como artilheiro e com o vice-campeonato do Brasileirão (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)
Luis Suarez deixa o Grêmio como artilheiro e com o vice-campeonato do Brasileirão (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)

O Grêmio venceu o Fluminense por 3 a 2 no Maracanã, de virada, e encerrou o Campeonato Brasileiro como vice-campeão. Arias abriu o placar, de pênalti, mas o time gaúcho virou ainda no primeiro tempo, com Suárez e Galdino. Na etapa final, Luisito marcou mais um, em cobrança de penalidade. John Kennedy ainda diminuiu o prejuízo para o Flu, mas não evitou a derrota. seguida ao hino nacional, Tite se encaminhou ao banco de reservas do Galo e abraçou Felipão. 

Em jogo épico, o Bahia goleia Atlético-MG e se mantém na Série A 

Jogadores do Bahia comemoram efusivamente um dos gols da vitória sobre o Galo (Foto: Felipe Oliveira/Bahia)
Jogadores do Bahia comemoram efusivamente um dos gols da vitória sobre o Galo (Foto: Felipe Oliveira/Bahia)

O Bahia goleou o Atlético-MG por 4 a 1, na Arena Fonte Nova, e confirmou a manutenção na Série A do Campeonato Brasileiro. A partida disputada na noite da quarta-feira (6) teve gols de Cauly, Luciano Juba, Thaciano e Ademir para o Tricolor. O Galo descontou com Paulinho, artilheiro da competição nacional com 20 bolas na rede. 

Vasco da Gama se salva na raça 

Paulinho abriu o placar para o Vasco na vitória sobre o Bragantino em São Januário (Foto: Leandro Amaral/Vasco da Gama)
Paulinho abriu o placar para o Vasco na vitória sobre o Bragantino em São Januário (Foto: Leandro Amaral/Vasco da Gama)

O Vasco venceu o Bragantino por 2 a 1 em São Januário e garantiu a permanência na Série A do Campeonato Brasileiro. Com gols de Paulinho e Serginho (Léo Ortiz marcou para o time paulista), os comandados de Ramón Díaz sofreram e só marcaram o gol do alívio aos 36 minutos do segundo tempo. 

Não foi dos jogos mais vistosos e a tensão marcou São Januário do início ao fim. Empurrado pela torcida, o Vasco venceu em casa no sufoco e tomando sustos. A equipe chegou a frequentar a zona de rebaixamento enquanto a partida estava empatada em 1 a 1, mas a vitória garantiu o time na Série A em 2024. 

Santos perde para Fortaleza em casa e cai para a Série B 

Santos vive a página mais triste de sua nobre história de 111 anos. Pela primeira vez, disputará a Série B do Brasileirão em 2024. Sacramentado com a derrota por 2 a 1 para o Fortaleza na quarta-feira (6), na Vila Belmiro, o rebaixamento era um fantasma para o torcedor alvinegro já há três anos – desde 2021 o clube frequentou as últimas posições do campeonato nacional e também do Paulistão. Marinho, ex-atacante do Peixe, e Lucero fizeram os gols do Leão – Messias anotou para o Santos  

Tricolor derrota Flamengo no encerramento do Brasileirão 

: Luciano marcou o único gol da partida na vitória do São Paulo sobre o Flamengo (Foto: Rubens Chiri/SPFC)
: Luciano marcou o único gol da partida na vitória do São Paulo sobre o Flamengo (Foto: Rubens Chiri/SPFC)

Campeão da Copa do Brasil em cima do Flamengo, o São Paulo encerrou o ano com nova vitória sobre o rival rubro-negro. Luciano marcou o único gol do jogo no Morumbi. 

O Flamengo terminou a competição na quarta colocação, com 66 pontos. O São Paulo, com 53, encerrou sua participação no 10º lugar. 

Inter se despede do Brasileirão com vitória 

O equatoriano Enner Valencia abriu o placar na vitória do Internacional sobre o Botafogo (Foto: Ricardo Duarte/Internacional)
O equatoriano Enner Valencia abriu o placar na vitória do Internacional sobre o Botafogo (Foto: Ricardo Duarte/Internacional)

Para o Inter, uma despedida digna diante de seu torcedor. Para o Botafogo, o fim de uma temporada que parecia de sonho e se tornou melancólica. O 3 a 1 da noite da quarta-feira (6), no Beira-Rio, fez justiça a quem mais se expôs em busca da vitória pela última rodada do Brasileirão. Enner Valencia, Alan Patrick e Pedro Henrique marcaram para os gaúchos, enquanto Janderson descontou para o ex-líder que terminou até fora do G-4. 

Timão bate Coritiba em partida sem graça 

O argentino Fausto Vera marcou seu primeiro gol pelo Corinthians na vitória sobre o Coxa (Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians)
O argentino Fausto Vera marcou seu primeiro gol pelo Corinthians na vitória sobre o Coxa (Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians)

Num dos jogo mais desinteressantes da última rodada, o Corinthians venceu fácil o Coritiba por 2 a 0 num Couto Pereira completamete vazio, já que o Coxa teve de cumprir suspensão imposta pelo STJD pela briga entre torcedores na partida Coritiba x Cruzeiro, na 34ª rodada. 

Ainda na primeira etapa, o Timão construiu o placar com gols de Fausto Vera e Ángel Romero. Sem força para reagir, o Coritiba criou muito pouco e se despediu da Série A com mais uma derrota. 

Despedida do Cuiabá com vitória 

Nem o esforça de Christian evitou a derrota do Furacão para o Dourado na Arena Pantanal (Foto: José Tramontin/Athletico-PR)
Nem o esforça de Christian evitou a derrota do Furacão para o Dourado na Arena Pantanal (Foto: José Tramontin/Athletico-PR)

O Cuiabá se despediu do Campeonato Brasileiro de 2023 com chave de ouro. Com gols marcados por Clayson, duas vezes, e Derik Lacerda, o Dourado superou o Athletico por 3 a 0 na Arena Pantanal, em Cuiabá, em duelo válido pela última rodada da Série A. As duas equipes fecham a competição com vaga garantida na Sul-Americana de 2024. 

Melancólico 

Oyama fez o gol da vitória do Goiás sobre o América-MG em Goiânia (Foto: Assessoria de Comunicação do Goiás Esporte Clube)
Oyama fez o gol da vitória do Goiás sobre o América-MG em Goiânia (Foto: Assessoria de Comunicação do Goiás Esporte Clube)

No duelo de rebaixados, o Goiás levou a melhor e venceu o América-MG por 1 a 0 na noite da quarta-feira (6), pela 38ª e última rodada da Série A. Luís Oyama fez o único gol da partida no estádio da Serrinha, em Goiânia, no que foi uma despedida melancólica dos dois clubes da elite. Em 2024, ambos estarão na Série B. 

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo