Notícias

Panfletos espalhados por New York encorajam moradores a denunciarem indocumentados ao ICE

A mensagem encorajava os cidadãos americanos a denunciarem os imigrantes indocumentados às autoridades imigratórias e chocou o vereador Jimmy Van Bramer

Panfleto incentivava cidadãos a denunciarem imigrantes
Panfleto incentivava cidadãos a denunciarem imigrantes

“Um aviso a todos os cidadãos dos Estados Unidos da América. É a sua obrigação cívica denunciar quaisquer e todos os estrangeiros ilegais ao Departamento de Imigração (ICE). Eles burlaram a lei”, diz o panfleto espalhado por vários lugares do bairro Queens, em New York.

A mensagem encorajava os cidadãos americanos a denunciarem os imigrantes indocumentados às autoridades imigratórias e chocou o vereador Jimmy Van Bramer, que realizava a sua corrida matinal em Sunnyside, quando um panfleto colado num poste chamou sua atenção. A mensagem encorajava os cidadãos americanos a denunciarem os imigrantes indocumentados ao Departamento de Imigração (ICE).

“Eu senti calafrios porque era ameaçador, macabro e tinha o objetivo de intimidar os imigrantes”, relatou Van Bramer ao canal de notícias CNN.

Em um vídeo postado nas redes sociais, aparece Jimmy rasgando o panfleto. Desde então, muitos outros apareceram na vizinhança. Ele disse que tais panfletos têm provocado temor e ultraje em Queens, uma área altamente diversa onde quase a metade da população nasceu fora dos EUA.

“O que isso está tentando fazer é transformar os moradores em vigilantes, encorajando-os a denunciar as pessoas ao ICE sem sequer saber se eles são documentados ou não”, disse Van Bramer. “Esta é uma vizinhança de imigrantes, uma área de imigrantes, então, eu não quero que nenhum deles, até os documentados, tenha medo de caminhar por estas ruas”.

Apesar de não ter ficado claro quem é o responsável por ter colado os panfletos nas ruas em Queens (NY), o vereador disse achar que seja o trabalho do Vanguard America, um grupo suprematista baseado no Texas. Ele disse que o grupo assumiu o crédito por panfletagens similares em campi universitários nos estados de Washington, Texas, Nebraska e Pensilvânia.

“Embora não saibamos que postou esses panfletos especificamente, vamos ser claros. Esta é uma organização branca e suprematista que orgulhosamente assumiu o crédito por criar esse panfleto”, Jimmy, alertando que os responsáveis podem estar sujeitos às multas pesadas. Em New York, é ilegal postar cartazes ou panfletos em propriedades públicas.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo