Imigração Local Notícias

Parque Nacional da Flórida é fechado após desembarque de centenas de imigrantes cubanos

Parque permanecerá fechado enguanto autoridades lidam com a situação (foto: CBP)
Parque permanecerá fechado enguanto autoridades lidam com a situação (foto: CBP)

O Dry Tortugas National Park, um território com mais de 100 milhas quadradas no condado de Monroe, no sul da Florida, foi fechado para o público nesta segunda-feira (2), depois que aproximadamente 300 imigrantes cubanos desembarcaram ilegalmente no local. A maioria chegou na madrugada do Ano Novo, mas, de acordo com as autoridades, até a tarde de domingo, outras dezenas foram detidas em pontos variados da região de Florida Keys.

Adam Hoffner, chefe da divisão de Miami do U.S. Customs and Border Protection (CBP), disse ao jornal Miami Herald que os recém-chegados estão recebendo atendimento no local, muitos estavam desidratados por causa das longas horas de navegação em embarcações precárias, sem água nem comida suficiente. Aos poucos, eles serão removidos para Key West, onde ficarão sob custódia do CBP enquanto aguardam repatriação.

O xerife do condado de Monroe, Rick Ramsay, emitiu um comunicado classificando a situação de “falha federal que está criando uma crise humanitária”. “Isso mostra a falta de um plano de trabalho do governo para lidar com a questão da imigração em massa”, disse o xerife. No ano fiscal 2022, o número de cubanos presos tentando fazer a travessia da ilha até a costa da Flórida aumentou cinco vezes, na comparação com 2021.

Baixe nosso aplicativo