O Pentágono autorizou o Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos (DHS) a testar uma arma militar capaz de provocar uma sensação intensa de calor na pele. O objetivo é avaliar sua possível utilização em operações na fronteira com o México.
Segundo um memorando assinado pelo secretário de Defesa, Pete Hegseth, obtido pela CNN, o equipamento foi cedido ao DHS por sete meses. A Alfândega e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos (CBP) também confirmou que está avaliando a possível utilização da tecnologia.
Chamado de Sistema de Negação Ativa (ADS), o equipamento emite um feixe invisível de ondas eletromagnéticas que pode atingir pessoas a mais de 800 metros de distância. Segundo os militares americanos, a tecnologia produz uma sensação semelhante à de abrir um forno extremamente quente, fazendo com que a pessoa se afaste rapidamente.
Embora seja classificada como não letal, a arma levanta preocupações sobre possíveis queimaduras e outros ferimentos.
