Imigração Imigração em Dia

Pergunte ao advogado: as dúvidas de imigração dos leitores

Imigração em Dia

Colaborou a advogada Renata Castro, da Castro Legal Group. O escritório baseado em Coral Springs (FL) oferece triagem inicial gratuita.
Contato: Tel.: (954) 204-0393 / castrolegalgroup.com

Envie sua pergunta sobre imigração para imigracao@acheiusa.com

Sou brasileira, tenho uma filha menor e estou indo para os Estados Unidos. Tenho um relacionamento com um americano há 5 anos, ele é nacionalizado brasileiro pois sua mãe é brasileira, então ele tem todos os documentos brasileiros também. Agora, queremos casar e dar entrada no processo de Green Card, como fazemos? A embaixada brasileira da jurisdição dele não está realizando casamentos. Podem nos auxiliar?

Sua pergunta tem vários fatores então vamos abordar em ordem de prioridade. Se você já está em um relacionamento com um americano, o correto seria que você viesse do Brasil com um visto de noiva, entrando nos EUA mostrando a intenção de casar; a filha, se menor de idade, entraria no mesmo processo. Você informa que o Consulado brasileiro, na jurisdição dele, não está realizando casamentos, mas para um processo de Green Card não é necessário um casamento no Consulado brasileiro e sim no fórum com jurisdição no local onde os noivos residem, independente de cidadania brasileira. A partir daí, é preciso esperar um período para entrar com o processo de Green Card, pois se você já entra com o visto de turista e casa-se com muita rapidez, para a Imigração demonstra que já veio com intenção de imigrar e isso não é adequado com o visto de turista. Sugiro que você tenha acompanhamento de um advogado competente para evitar surpresas desagradáveis no processo.

Sou casada com um americano e vivo sofrendo ameaças. Vivemos juntos há 11 anos mas somos casados há 1 ano e meio. Ele comprou uma casa na Flórida com meu dinheiro e ele não trabalha, é aposentado. Ele me maltrata e me ameaça sempre! Vivo um inferno com ele e não sei como resolver esse problema, já que dei o dinheiro para ele comprar a casa. Quando falo que quero meu dinheiro de volta, ele diz para eu procurar um advogado. Como posso resolver isso?

Questões relacionadas a disputas patrimoniais em um casamento devem ser resolvidas no processo de divórcio. Se você se casou com ele, comprou um imóvel com ele, o correto seria procurar ajuda de um advogado de Vara de Família na jurisdição onde você mora e solicitar a partilha do patrimônio.

Viajei para Miami com meu visto de turista, válido até 2025. Eu tinha planos de ficar somente duas semanas e viajei sozinha, meus filhos ficaram no Brasil porque eu iria fazer compras e passear, porém ao descer na imigração me barraram e mandaram para tal salinha. Viram que em minha última viagem, em 2016, eu fiquei além do prazo, até 2020 no caso, e falaram que meu visto estava cancelado e eu não poderia entrar. A pergunta é: estava cancelado mesmo? Ou cancelaram naquele momento? Além disso me deram um castigo de 5 anos para pedir outro visto, usando os formulários 212a 7A i(I) , 235b (1). Preciso fazer um pedido de perdão neste caso quando eu for tirar outro visto? Ou somente passados os 5 anos estarei perdoada? Essa situação pode dificultar a aprovação de um próximo visto?

O visto estava cancelado não em virtude da sua entrada, mas por causa da violação. Então, se o visto foi reconhecido como cancelado no momento da entrada ou anteriormente, isso é indiferente. Para você obter outro visto, na verdade só pode ocorrer 10 anos depois, já que você foi penalizada por 5 anos pela tentativa de entrada irregular mas tem uma penalidade de 10 anos por ter passado mais de 365 dias fora de status nos Estados Unidos. Infelizmente, essa violação pode sim limitar suas possibilidades no futuro e é difícil prever o comportamento do Consulado americano no Brasil, já que vários fatores impactarão a sua legibilidade para um visto. Nesse momento, só resta aguardar.

Entrei aqui 15 anos atrás pelo México, não fui pego pela imigração ou Cai-Cai e sempre declarei imposto e trabalhei. Tenho uma filha de 6 anos que nasceu aqui. Tenho alguma possibilidade de legalização no país?

Indivíduos que entraram pelo México só podem se legalizar pelos filhos caso os filhos entrem pro Exército, Aeronáutica, Marinha, Guarda Costeira, Fuzilaria Naval e ao completar 21 anos. É muito comum indivíduos como você, que entraram pelo México, desconhecerem que em certas circunstâncias, o próprio tratamento que o coyote fez com vocês pode dar origem a um pedido de Green Card como vítima de tráfico humano. Sugiro que entre em contato com o nosso escritório para um esclarecimento específico ao seu caso. Atendemos casos imigratórios em todo o país.

O meu noivo tem um filho maior de idade que está ilegal nos Estados Unidos, e na aplicação do visto de noivo tenho que inserir os dados dos filhos e onde moram. Teria algum problema para o filho dele ou para o meu noivo se informamos o seu endereço daqui dos Estados Unidos? 

O fato do seu noivo ter um filho fora de status não tem impacto na petição de visto de noivo dele. O correto é informar sim, até porque, no momento que ele receber um possível Green Card, ele pode ajudar o filho, mesmo maior de idade, a se legalizar.

As informações fornecidas acima não constituem aconselhamento jurídico ou geram uma relação advogado-cliente. Além disso, os interessados não devem tomar decisões baseadas apenas nas informações aqui apresentadas. É recomendado consultar com advogado para analisar cada caso individualmente.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo