Estados Unidos

Pesquisa de universidade americana reafirma os benefícios da linhaça para a saúde

Relatório da Harvard University indica que a semente ajuda a prevenir a deterioração das células e evitar o câncer, além de combater a prisão de ventre e aliviar sintomas da menopausa. E os benefícios não param por ai!

Alimento versátil, semente pode ser consumida de várias maneiras (foto: Flickr)

Um estudo feito por pesquisadores da universidade de Havard, nos Estados Unidos, e publicado na revista Havard Health Publishing, afirmou os inúmeros benefícios que o consumo da linhaça oferece para a saúde humana. Os estudiosos analisaram os componentes da semente e descobriram que atua na diminuição da pressão arterial, do açúcar, do colesterol ruim do sangue, além de combater inflamação crônica. Fonte de carboidratos, proteínas, ômega 3, 6 e 9, vitaminas do grupo B; e minerais como cálcio, ferro, potássio e magnésio, a linhaça ajuda a prevenir a deterioração das células e evitar o câncer. Como se não bastasse, que ajuda a resolver problemas de prisão de ventre e alivia sintomas da menopausa. E não para por ai, o relatório de Harvard também menciona que os antioxidantes presentes na pequena semente ajudam a eliminar os radicais livres nocivos e a melhorar a aparência da pele. Muito conhecida dos brasileiros, a sementinha pode ser encontrada nas cores marrom ou dourada. A diferença entre elas é mínima, conforme escreveu Journal of Food Science and Technology. Basicamente se resume ao conteúdo de macronutrientes e antioxidantes. A linhaça dourada é composta por cerca de 37,5% de gordura, 23% de proteína e 30% de carboidratos; enquanto a linhaça marrom possui 38% de gordura, 24,5% de proteína e 28% de carboidratos.

Por não possuir um sabor marcante, a linhaça é um alimento versátil e pode ser ingerida de diversas formas. Uma das mais usuais é triturada, formando uma “farinha” que pode se tornar tapioca ou ser misturada ao suco, leite e vitaminas, massas de bolo, entre várias outras receitas.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo