Brasil Geral

Pesquisa Ipec revela que 44% dos brasileiros acreditam que Lula pode implantar o comunismo

Você acredita que o Brasil pode se tornar um país comunista? Para 44% dos brasileiros entrevistados pelo IPEC, a resposta é sim.

Pesquisa foi realizada entre os dias 2 e 6 de março em 128 cidades (foto: Pixabay)

Uma pesquisa divulgada no domingo (19) pelo instituto Ipec revelou que 44% dos brasileiros acreditam que o Brasil corre risco de se tornar um país comunista sob o governo de Luís Inácio Lula da Silva. O levantamento foi realizado entre os dias 2 e 6 de março e coletou as opiniões de duas mil pessoas em 128 cidades. Em contrapartida, 48% discordam que o Brasil caminha para aderir ao regime, e 2% não souberam responder. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.  O estudo do Ipec indicou ainda que a maioria dos que veem a aproximação do comunismo no Brasil vivem nas regiões Norte e Centro-Oeste, 47% de concordância, e na região Sul e Sudeste, 48%. No Nordeste, apenas 35% dos entrevistados acreditam que isso possa ocorrer.

A ameaça do comunismo trazida pela vitória do Partido dos Trabalhadores (PT) foi um dos motes de campanha do ex-presidente Jair Bolsonaro. Em setembro do ano passado, Bolsonaro chegou a chamar Lula de “capeta que quer impor o comunismo no nosso Brasil”. O discurso é similar ao do ex-presidente Donald Trump contra Joe Biden, nos Estados Unidos. Entre os países da atualidade que se declaram comunistas estão China, Cuba e Coreia do Norte, sendo que a China e um dos que mais se flexibilizou dentro do sistema, com uma forte sistema industrialização.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo