Brasil

Pesquisadores descobrem nova variação do coronavírus no Rio de Janeiro

Mutação teria surgido em julho e por enquanto está restrita à capital do Rio, mas possui potencial para se espalhar rapidamente para outras regiões

Pesquisadores ressaltam que serão necessárias novas análises para descobrir se o novo tipo possui maior potencial de transmissão(Foto Marcello Casal Jr. - Agência Brasil)
Pesquisadores ressaltam que serão necessárias novas análises para descobrir se o novo tipo possui maior potencial de transmissão(Foto Marcello Casal Jr. – Agência Brasil)

Uma nova pesquisa realizada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) descobriu uma variação do coronavírus na capital fluminense. O estudo foi divulgado nesta terça-feira(22), por pesquisadores do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) da UFRJ.

Eles detectaram uma nova mutação que teria surgido em julho e que por enquanto está restrita à capital do Rio, mas possui potencial para se espalhar rapidamente para outras regiões.

O estudo aponta que a nova mutação pode ter ligação com o aumento de casos no estado, mas os pesquisadores ressaltam que serão necessárias novas análises para descobrir se o novo tipo possui maior potencial de transmissão, qual a resposta imunológica e se ele é mais agressivo do que as variações já conhecidas.

A pesquisa foi realizada entre abril e novembro, com 180 participantes de 19 municípios do Rio.

Autoridades do Reino Unido informaram a descoberta de uma nova cepa do coronavírus com potencial 70% maior de infecção do que os tipos analisados até então. A medida levou o governo britânico a reforçar as medidas de isolamento social, enquanto diversos países em todo o mundo anunciaram restrições aos voos originários do Reino Unido.

Nesta segunda, 21, cientistas da África do Sul também anunciaram a descoberta de nova mutação do vírus causador da covid-19. Segundo autoridades locais, o novo tipo pode estar relacionado ao avanço da segunda onda de infecções no país.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo