Mundo

Petição popular contra visita de Trump ao Reino Unido tem mais de um milhão de assinaturas

Governo, entretanto, afirma que visita do presidente americano não será cancelada

Britain's Prime Minister Theresa May speaks during a joint press conference with US President Donald Trump in the East Room of the White House on January 27, 2017 in Washington, DC. / AFP PHOTO / MANDEL NGAN
Britain’s Prime Minister Theresa May speaks during a joint press conference with US President Donald Trump in the East Room of the White House on January 27, 2017 in Washington, DC. / AFP PHOTO / MANDEL NGAN

DA REDAÇÃO, COM REUTERS –  Os britânicos, ou pelo menos 1,2 milhão deles, não querem que o presidente Donald Trump, visite o país. Na seção de petições no site do Parlamento britânico, uma iniciativa para barrar a visita de Trump ao país tinha até as 11h30 desta segunda-feira  (30) mais de 1,2 milhão de assinaturas. O governo britânico é obrigado a responder todas as propostas que têm mais de 10 mil assinaturas e o Parlamento deve cogitar debater os projetos apoiados por mais de 100 mil pessoas.

A visita de Estado do presidente dos Estados Unidos Donald Trump ao Reino Unido, entretanto, continua nos planos de Londres apesar dos protestos. A visita ainda não tem data para ser realizada, mas está confirmada.

A premiê britânica, Theresa May, foi recebida pelo presidente dos EUA, Donald Trump, na sexta-feira (27); ela ampliou um convite de visita para que o republicano se encontre com a rainha Elizabethh II.

Um porta-voz de Downing Street 10, a residência oficial da primeira-ministra britânica Theresa May, disse nesta segunda que a posição do governo não mudou e “o convite foi recebido e aceito” pelo novo presidente americano.

Além disso, fontes do governo disseram que cancelar a visita seria um “gesto populista”. Segundo as fontes, os EUA são um “aliado importante” e é preciso “pensar a longo prazo”.

Em sua reunião na última sexta-feira em Washington, a premiê convidou Trump a visitar Londres para ser recebido pela rainha Elizabeth II. Nesse encontro, May e Trump abordaram vários assuntos, como a negociação de um acordo comercial assim que o Reino Unido deixar a União Europeia (UE), possivelmente no segundo trimestre de 2019.

Os partidos da oposição britânica pediram ontem que o governo não recebesse o presidente após tomarem conhecimento do alcance da política migratória dos EUA, que veta a entrada no país de cidadãos com passaportes de Sudão, Iraque, Somália, Síria, Iêmen e Irã, nações de maioria muçulmana.

A medida suspende também suspende a entrada de todos os refugiados durante 120 dias e a concessão, durante 90 dias, de vistos para cidadãos com passaportes dos sete países citados.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo