Estados Unidos Geral

Petição pública pela divulgação do imposto de renda de Trump ultrapassa um milhão de assinaturas

Presidente recusa-se a mostrar seu imposto, quebrando uma tradição de quarenta anos; pedido é para verificação do cumprimento de uma cláusula constitucional

Uma petição popular que consta no website da Casa Branca para que o presidente Donald Trump mostre o seu imposto de renda ultrapassou a marca de um milhão de assinaturas no domingo (19).

A petição demanda que o governo federal “divulgue imediatamente o imposto de renda completo de Donald Trump, com toda a informação necessária para a verificação dos rendimentos que revelem concordância com a cláusula de emolumentos”.

“Os conflitos econômicos inéditos deste governo precisam tornar-se visíveis ao povo americano, incluindo qualquer documentação pertinente que revele influências estrangeiras e interesses financeiros que possam colocar Donald Trump em conflito com a cláusula de emolumentos da Constituição”, diz o texto da demanda.

A “cláusula de emolumentos” é uma seção da Constituição americana que proíbe, entre outras coisas, que o presidente aceite qualquer tipo de presente, remuneração ou rendimento provenientes de um país estrangeiro.

O sistema de petições da Casa Branca foi criado pelo presidente Obama em 2011, a fim de aumentar a acessibilidade ao governo. O governo é obrigado a dar uma resposta à petição em até 60 dias depois que ela alcançar 100 mil assinaturas. 

A petição a Trump ultrapassou essa marca em 24 horas e em seguida bateu o recorde de assinaturas de uma petição anterior, que demandava que a igreja batista Westboro Baptist Church fosse designada como sendo um grupo de ódio. A colheita de assinaturas para a petição pelo imposto de Trump terminou no domingo, com mais de um milhão de signatários.

A sala de imprensa da Casa Branca não informou se o governo vai responder à demanda.

Trump recusou-se a mostrar seu imposto de renda, quebrando uma tradição de quarenta anos entre os presidentes americanos. A assessora especial da Casa Branca, Kellyanne Conway disse no mês passado que ele não tem intenção de mostrar nada, porque as pessoas não estariam interessadas nisso.

A bancada Republicana vetou na semana passada uma tentativa dos Democratas de obter o imposto de Trump. O comitê de procedimentos teria autoridade para requerer vistas ao imposto de renda dos indivíduos e decidir divulgá-lo ou não ao público, mas graças ao voto Republicano o pedido foi derrubado.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo