Negócios

Petrobras: conselho define passos para a posse do novo presidente

Troca no comando deve levar no mínimo 30 dias

Novo presidente da Petrobras substitui José Mauro Ferreira Coelho, que permaneceu no cargo por apenas 40 dias (Foto: Wikimedia Commons)
Novo presidente da Petrobras substitui José Mauro Ferreira Coelho, que permaneceu no cargo por apenas 40 dias (Foto: Wikimedia Commons)

O Conselho de Administração da Petrobras se reuniu, na quarta-feira (25), para definir o processo de posse de Caio Mario Paes de Andrade, indicado pelo governo para ocupar a presidência da estatal. Ele passará por várias etapas e, se aprovado, sucederá José Mauro Ferreira Coelho, que permaneceu no cargo por apenas 40 dias.

Segundo deliberação do conselho comunicada ao mercado, a indicação de Andrade será submetida ao processo de governança interna, observada a Política de Indicação de Membros da Alta Administração, para a análise dos requisitos legais e de gestão e integridade e, posterior, manifestação do Comitê de Pessoas.

Após essa etapa, em razão de Ferreira Coelho ter sido eleito na assembleia geral ordinária de 13 de abril último, e de a sua destituição, caso aprovada em assembleia geral extraordinária (AGE), acarretar a destituição dos demais membros do conselho eleitos pelo mesmo processo, a convocação da nova AGE pressupõe o envio das indicações dos demais sete membros para o Conselho de Administração.

Também será necessária a manifestação do Comitê de Pessoas sobre o enquadramento dos indicados aos requisitos e às vedações legais, regulamentares e estatutárias, para que seja incluída na proposta da administração para a realização de uma AGE.

A companhia esclareceu que todas as suas assembleias gerais estão sujeitas ao prazo mínimo de 30 dias entre a convocação e a realização, em razão de ser emissora de ações que servem de lastro para American Depositary Receipts (ADRs). 

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo