Ciência e Tecnologia Estados Unidos

Polícia alerta pais sobre novo recurso do iPhone que facilita transferência de dados

Segundo as autoridades, o recurso NameDrop da Apple está “ativado por padrão”, facilitando o compartilhamento de dados com “qualquer pessoa”

Autoridades alertam para recurso NameDrop de compartilhamento de dados. Foto: Apple

Um recurso do sistema Apple iOS levou departamentos de polícia de diferentes regiões a emitirem alertas, expressando preocupação sobre o chamado “NameDrop”, que pode colocar crianças em risco se for mal utilizado. De acordo com a Apple, o recurso permite que usuários do iPhone e do Apple Watch que estão próximos um do outro compartilhem informações de contato, como nome, fotos, número de telefone ou endereço de e-mail, de forma rápida e fácil com apenas alguns toques. O recurso, anunciado em junho, está atualmente disponível nos softwares iOS 17.1 e watchOS 10.1 da Apple e faz parte do recurso AirDrop.

O primeiro alerta foi dado pelo Departamento de Polícia de Watertown, em Connecticut, que postou no Facebook afirmando que o recurso está “ativado por padrão” depois do usuário atualizar o sistema operacional. A postagem afirmava que, com o recurso ativado, “qualquer pessoa” poderia colocar seu telefone próximo a outro e “receber automaticamente suas informações”. Na Pennsylvania, a polícia de Jefferson Hills também compartilhou nota semelhante, dirigindo-se aos pais, incentivando-os a “alterar essas configurações após a atualização nos telefones de seus filhos”.

Apesar dos alertas, Liz Repking, fundadora da Cyber ​​Safety Consulting, disse em entrevista ao “Good Morning America” que os pais não precisam ficar excessivamente alarmados em torno do uso do NameDrop. “Não deveriam estar mais preocupados com o NameDrop do que com qualquer outro recurso ao qual seus filhos são expostos quando usam os dispositivos”, disse. “Os alarmes policiais sugerem que se você colocar dois telefones próximos, poderá ter suas informações pessoais sequestradas do seu dispositivo, mas na verdade aparece uma tela que pede aprovação para transferir as informações”.

*com informações da ABC News

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo