Brasil Imigração

Polícia Federal desarticula grupo que aliciava brasileiros com promessa de entrada nos EUA

Mais de 400 pessoas foram vítimas do esquema, incluindo 80 crianças e adolescentes

Em março de 2025, a Polícia Federal já havia cumprido mandados relacionados ao envio ilegal de mais de 250 brasileiros aos Estados Unidos
Em março de 2025, a Polícia Federal já havia cumprido mandados relacionados ao embarque ilegal de mais de 250 brasileiros aos Estados Unidos (Foto Polícia Federal)

A Polícia Federal (PF) do Brasil realizou uma operação nacional contra uma organização criminosa especializada em tráfico humano, que aliciava brasileiros com a promessa de ingresso legal nos Estados Unidos. A ação resultou no cumprimento de mandados de busca e prisão de sete pessoas, e contou com o apoio de agências internacionais, como a Homeland Security Investigations (HSI) dos EUA.

Segundo a investigação, o grupo usava empresas de turismo como fachada para organizar o trajeto, que incluía rotas pela América Central e pelo México, expondo os imigrantes a abusos, riscos de violência e exploração. Mais de 400 pessoas foram vítimas do esquema, incluindo 80 crianças e adolescentes, em sua maioria provenientes do estado do Maranhão.

As autoridades revelaram que os criminosos movimentaram cerca de R$ 12,7 milhões com a operação. Os envolvidos responderão por tráfico humano, associação criminosa e lavagem de dinheiro, com penas que podem ultrapassar 23 anos de prisão. A PF reforça que a cooperação internacional é essencial para desmantelar redes que exploram brasileiros vulneráveis em busca do chamado “sonho americano”.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo