Notícias

Policiais descobrem casa e restaurante que escondiam túnel entre EUA e México

O túnel de 415 jardas (379 metros) começa no interior do restaurante El Sarape e termina em uma casa nova na 3ª Rua em Calexico

Túnel de 415 jardas (379 metros)
Túnel de 415 jardas (379 metros)

Um túnel clandestino ligando um restaurante mexicano em Mexicali e uma casa em Calexico (CA) foi descoberto na manhã de quarta-feira (23), informaram as autoridades federais. A investigação resultou no confisco de mais de 1 tonelada de maconha e a prisão de quatro indivíduos em Calexico e Arizona. As informações são do Brazilian Voice.

O túnel de 415 jardas (379 metros) começa no interior do restaurante El Sarape e termina em uma casa nova na 3ª Rua em Calexico, aproximadamente a 300 jardas (274 metros) da fronteira, informou a Promotoria Pública.

Agentes do Departamento de Segurança Interna (DHS) monitoraram a construção da casa através de escutas em outubro e novembro. A empresa construtora foi instruída a deixar um espaço no piso para segurança quando foi posto o concreto para as fundações, segundo documentos apresentados na Corte, e os investigadores especulam que o espaço era utilizado como a saída do túnel.

A casa foi finalizada em dezembro de 2015 e custou $86 mil; os agentes acreditam que o primeiro carregamento de drogas depois de 28 de fevereiro. Em 7 de março, as autoridades confiscaram mais de 1.350 libras (612 quilos) de maconha que havia sido traficada através do túnel e distribuída em vários locais.

Na terça-feira (22), duas mulheres foram presas no Arizona, uma delas suspeita de ter comprado a casa com o túnel. Já a outra é acusada na Corte Federal em San Diego de ajudar a transportar a droga entre a casa e os locais de armazenamento da droga.

Na quarta-feira (23), dois homens foram presos. As autoridades confiscaram cerca de 1.500 libras (680 quilos) de maconha em um depósito.

O túnel é o primeiro em operação a ser encontrada na cidade de Calexico há uma década. A composição do solo na região dificulta a escavação, fazendo com que os traficantes de drogas prefiram o Distrito de Otay Mesa, que é mais movimentado e, portanto, mais fácil de camuflar as operações, conforme as autoridades.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo