Local Manchete

Ponte desaba após ser atingida por navio em Baltimore (MD); número de desaparecidos é incerto

Equipes de resgate, lideradas pelos bombeiros, estão em operação de busca e salvamento, mergulhando no rio em busca de pelo menos sete pessoas desaparecidas

Ponte em Baltimore desmorona após colidir com navio. Foto: X

Na madrugada desta terça-feira (26), uma ponte na cidade de Baltimore, em Maryland, desabou após ser atingida por um navio cargueiro, conforme flagrado por uma câmera de monitoramento.

Equipes de resgate, lideradas pelos bombeiros, estão em operação de busca e salvamento, mergulhando no rio em busca de pelo menos sete pessoas desaparecidas. Inicialmente, relatos sugeriam até 20 desaparecidos, porém o número exato permanece incerto, de acordo com autoridades locais. “Ainda estamos totalmente dedicados às operações de busca e salvamento neste momento e continuaremos por um período significativo”, afirmou Wallace, porta-voz do Corpo de Bombeiros de Baltimore, à Associated Press. O diretor de comunicação, Kevin Cartwright, descreveu a situação como uma “emergência terrível”.

A colisão também envolveu veículos que transitavam pela ponte Francis Scott Key no momento do acidente, incluindo pelo menos um caminhão de grande porte. Além disso, trabalhadores estavam realizando manutenção na estrutura durante a noite.

Condições climáticas adversas, com temperaturas próximas a 30ºF em Baltimore, adicionam urgência às operações de resgate, especialmente considerando que a temperatura da água está em torno de 48ºF, o que pode levar à hipotermia em caso de exposição prolongada.

Para facilitar as operações de resgate, todas as vias na região da ponte Francis Scott Key foram bloqueadas pela Autoridade de Transporte de Maryland. O tráfego naval no porto de Baltimore foi interrompido e as autoridades aéreas restringiram o espaço aéreo, instruindo que drones particulares evitem a região.

O governador de Maryland, Wes Moore, declarou estado de emergência, enquanto o secretário de Transporte dos EUA, Pete Buttigieg, está em contato com autoridades locais.

Segundo o departamento de polícia de Baltimore, não há indícios de atividade terrorista no incidente, sugerindo que a colisão foi resultado de uma falha elétrica e de propulsão do navio durante uma manobra de saída do porto.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo