Imigrantes que comparecem aos escritórios do US Citizenship and Immigration Services (USCIS) para entrevistas para obtenção de benefícios imigratórios, como por exemplo o green card, estão sendo surpreendidos por agentes do U.S. Immigration and Customs Enforcement (ICE).
Segundo denúncia publicada pela Associação Americana de Advogados de Imigração (AILA), diversos advogados filiados disseram que seus clientes estão sendo surpreendidos ao chegarem à tão sonhada entrevista. “Os escritórios do USCIS têm facilitado, estendido e ampliado a ação da polícia imigratória. Temos casos de prisões reportadas em Miami, Los Angeles, Fresno, Charlotte, Indianapolis, Santa Ana, Orlando, Dallas, Portland, entre outros”.
Testemunhas reportaram, também, prisões realizadas pelo ICE no escritório da Oakland Park, em Fort Lauderdale, onde os imigrantes que residem no condado de Broward são atendidos.
A associação ressalta que está preocupada com esse tipo de atitude que “destrói a confiança no processo imigratório”. E explica que a ação dos agentes do USCIS é embasada em uma ordem da Casa Branca publicada em junho deste ano, que prevê a colaboração entre as duas agências para “Proteção do Povo Americano contra os Invasores”. Em outras palavras, caso o imigrante possua ordem de deportação em aberto, por exemplo, ele pode ser preso no momento da entrevista.
A AILA afirma no documento que a Declaração de Missão do USCIS, contida no Plano Estratégico 2023-2026, diz que: “O USCIS mantém a promessa da América como uma nação acolhedora e com possibilidades, com justiça, integridade e respeito por todos a quem servimos”. E completa: “Sua postura e ações atuais contrariam essa missão e o mandato legal do USCIS. Além disso, mudar o foco para a aplicação da lei cria um precedente perigoso que desencorajará muitas pessoas a apresentarem pedidos à agência e impactará comunidades famílias e empresas que buscam caminhos legais para vir e permanecer nos Estados Unidos”.
USCIS Miami exalta cooperação com o ICE
Em postagem nas redes sociais, o USCIS Miami exalta a prisão de dez indocumentados em seu escritório. “Esses estrangeiros ultrapassaram o tempo do visto, tinham ordens de deportação ou entraram nos EUA sem qualquer inspeção”, diz o post. A postagem finaliza agradecendo ao ICE pela parceria.