A língua portuguesa está ganhando força em escolas públicas dos Estados Unidos, com programas que valorizam a diversidade cultural e ampliam oportunidades para estudantes. Na segunda quinzena de julho, o Los Angeles Unified School District (LAUSD) anunciou uma parceria com o Instituto Camões para expandir o ensino do português nas escolas da cidade, a maior da Califórnia.
Filho de imigrantes portugueses, o superintendente do LAUSD, Alberto M. Carvalho, liderou por mais de uma década o Miami-Dade County Public Schools, o quarto maior distrito escolar dos EUA, com expressiva comunidade brasileira. Ao comentar a nova iniciativa em Los Angeles, Carvalho afirmou que a língua portuguesa é “uma ponte para as culturas de quatro continentes” e que a parceria “abre novas portas para nossos alunos e aprofunda laços com uma das línguas mais faladas do mundo”. Desde 2023, programas de português já são oferecidos em escolas magnet como a STEM Magnet Academy e a Daniel Pearl Magnet High School, com planos de expansão para outras unidades.
Enquanto isso, na Flórida, estados com grandes comunidades brasileiras, como os condados de Broward, Orange e Seminole, já contam com programas que oferecem o ensino do português nas escolas públicas. O programa de Línguas Mundiais inclui o português como opção para alunos do ensino médio, e os distritos escolares oferecem ainda o programa ESOL (English for Speakers of Other Languages), que atende estudantes cuja língua materna não é o inglês, incluindo falantes de português. Além disso, materiais escolares e de orientação são traduzidos para o português para facilitar a participação das famílias.
Essas iniciativas refletem o esforço crescente para promover a educação multilíngue e valorizar as culturas presentes nas comunidades escolares, facilitando a integração dos imigrantes e ampliando as perspectivas acadêmicas e profissionais dos estudantes.