Estados Unidos Manchete

Português é falado por 846 mil pessoas nos Estados Unidos

Levantamento de 2019 baseado no censo mostra que português é o idioma mais falado – atrás do inglês e espanhol – em Massachusetts, Connecticut e Rhode Island

Português é falado por cerca de 850 mil pessoas nos EUA (Foto Canva)

Levantamento feito pelo Instituto de Políticas Migratórias baseado no censo mostra que, em 2019, 846 mil pessoas que vivem nos EUA falavam o português. O estudo mostra que quase 70 milhões de pessoas (22% da população) disseram falar uma língua diferente do inglês em casa.

Nesse grupo, seis em cada dez falavam espanhol. As outras línguas principais eram o chinês (5%, incluindo mandarim e cantonês); Tagalog (quase 3%); e vietnamita, árabe, francês (incluindo Cajun) e coreano (cerca de 2%).

O português, embora não esteja no topo do ranking, é falado por 846 mil pessoas ou 1,2% da população. Em três estados americanos, o português é o idioma mais falado depois do inglês e do espanhol: Massachusets, Connecticut e Rhode Island.

Essa região é conhecida não só por abrigar um grande número de brasileiros, mas também de portugueses e angolanos.

Em 2019, aproximadamente 46% (20,7 milhões) dos 44,6 milhões de imigrantes com 5 anos ou mais tinham Proficiência Limitada em Inglês (LEP, na sigla em inglês), pessoas que disseram falar inglês “nem um pouco”, “nada bem” ou “bem” ao responder ao questionário de pesquisa.

Diferentemente do que muitos imaginam, o inglês não é a língua oficial dos Estados Unidos, apesar de o mais dominante. Isso porque o país não tem língua oficial. Os EUA sempre foram uma nação multilíngue.

Em 1780, a proposta do congressista John Adam de tornar o inglês a língua oficial dos Estados Unidos foi considerada “antidemocrática e uma ameaça à liberdade individual”. Muitos Estados americanos, por outro lado, decretaram o inglês como língua oficial. (Com informações da BBC)

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo